PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Saiba como escolher um carro: 4 pontos a ter em consideração

Existem carros para todos os gostos e pode ser complicado decidir efetivamente o que procurar quando está a comprar um automóvel. Não podemos dizer-lhe diretamente qual é o melhor carro para si, porque não conhecemos as suas necessidades, mas podemos ajudá-lo a escolher.
 
Quando comprar um carro, deve definir as suas prioridades e considerar, principalmente, 4 pontos fundamentais.
 

1. Segurança

Hoje em dia, temos a sorte de os carros serem muito mais seguros do que eram antigamente. No entanto, todo o cuidado é pouco, pelo que pode apostar em mais segurança, principalmente se já tiver a sua família ou se passar muito tempo a conduzir.
 
Assim, o primeiro passo é ver a classificação de segurança do automóvel em questão. Na Europa, quem define quais são os automóveis mais seguros é a Euro NCAP. Quanto mais seguros são, melhor é a respetiva classificação.
 
Normalmente, todos os carros novos estão equipados com os sistemas de segurança básicos, como airbags, sistemas antibloqueio de travões (ABS) e zonas de deformação. Alguns têm ainda equipamentos que proporcionam uma segurança extra, como o Controlo de Velocidade em Cruzeiro (ou Cruise Control) e a Travagem de Emergência Autónoma (EBA).
 

2. Conforto

Caso passe muito tempo a conduzir ou valorize o bem-estar na condução, é importante que o carro escolhido tenha interiores confortáveis.
 
Os bancos devem ter bons apoios, espaço suficiente para as suas pernas (principalmente se for alto) e apoio de braços. Somos todos diferentes, por isso, antes de comprar deve sempre testar os bancos e ver se se sente confortável.
 
Para melhorar a sua condução em estradas com muitos buracos, deve apostar em carros grandes e, no geral, em carros que tenham uma boa suspensão.
 
Se não tiver um particular interesse em utilizar as mudanças, escolha um carro com mudanças automáticas. Irá certamente sentir-se mais relaxado ao conduzir, principalmente em autoestradas.
 
Tecnologias avançadas como o Controlo de Velocidade de Cruzeiro, que referimos anteriormente, também melhoram o prazer de conduzir em autoestradas.
 

3. Caráter prático

Se vive numa cidade ou região com condições climatéricas adversas, com caminhos em más condições, ou se usa o seu carro para muito mais do que ir apenas de um sítio para outro, deve ser prático e escolher um carro que se adeque ao uso que lhe dá.
 
Um dos primeiros aspetos que deve considerar é o tamanho: quantas mais pessoas e objetos conseguir ter no seu carro, mais o consegue usar.
 
Os carros com portas de correr são muito vantajosos quando a utilização é feita em espaços pequenos. Os automóveis com malas grandes são ideais para transportar os seus cães no carro ou quando precisa de espaço extra.
 
Mora num sítio mais remoto, com caminhos de terra? Compre um SUV e enfrente todas as possíveis condições. Tente não optar por automóveis com tração traseira, pois estes podem ser mais difíceis de controlar se estiver a chover ou a nevar.
 

4. Custo

Ainda que não pretenda gastar muito dinheiro num carro, não olhe apenas para o preço como fator principal de compra. O custo de manutenção e de reparação do carro é algo que deve considerar quando estiver a escolher um carro.
 
No caso dos carros elétricos, por exemplo, apesar de serem mais dispendiosos do que os carros a gasóleo ou gasolina, o custo de manutenção é também significativamente inferior.
 
Se comprar um automóvel a combustão, deve ter em atenção o respetivo consumo de combustível. De modo geral, os carros com motores mais pequenos consomem menos combustível. Para ter a certeza de que o carro que vai comprar consome pouco combustível, calcule o consumo médio dos vários automóveis disponíveis.
 
Quando for comprar um automóvel, procure não pensar no que “seria bom de se ter”, mas sim nas suas verdadeiras necessidades e prioridades.
 
Depois de ter finalmente um automóvel de confiança, resta-lhe apenas mais um passo para aumentar a proteção da sua família: subscrever um seguro automóvel. Para isso, nada melhor do que entrar em contacto com um profissional e conhecer todas as vantagens do Seguro Auto da Tranquilidade.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais