PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

O que é a amaxofobia e como pode deixar de ter medo de conduzir

A amaxofobia é um medo que muitos conhecem, embora provavelmente não por este nome. Já teve contacto com uma pessoa que tem medo de conduzir ou mesmo de estar dentro de um carro? Provavelmente, sofre desta perturbação. Em Portugal, há cerca de 6,5 milhões de pessoas com carta de condução. No entanto, parte delas provavelmente não conduz no dia a dia por ter pavor de o fazer. 
 
De seguida, mostramos-lhe como identificar e combater os sintomas, para que conduzir se torne uma prática possível.
 

O que é a amaxofobia?

 
Como referimos, esta fobia carateriza-se pelo medo intenso de estar dentro de um veículo em movimento, como condutor ou como passageiro. O termo «amaxofobia» resulta da junção de duas palavras gregas: amaxo (carro) e fobia (medo). O medo não se refere ao carro em si, mas sim à possibilidade de perder o controlo do veículo quando se está a conduzir ou quando se viaja como passageiro. 
 

Causas e sintomas da amaxofobia

 

Causas da amaxofobia

 
Ninguém nasce com medo de conduzir. Esta fobia desenvolve-se devido a experiências, memórias traumáticas ou outras predisposições.  É comum, por exemplo, este medo surgir em pessoas que sofreram um acidente de viação. Quando voltam a entrar num carro, as memórias do episódio traumático que viveram surgem automaticamente, fazendo-as reviver o acidente. Ficam ansiosas, stressadas e podem ter ataques de pânico.
 
Há também indivíduos que nunca tiveram acidentes, mas receiam vir a ter. Este receio pode determinar, por exemplo, a incapacidade de conduzir de noite ou em condições climatéricas adversas, ou mesmo de conduzir e viajar em estradas desconhecidas.
 

Sintomas de amaxofobia

 
A amaxofobia pode manifestar-se de diversas formas. Normalmente, o coração começa a bater mais depressa e a pessoa sente dores no peito, suores ou tonturas. Estes sintomas podem não aparecer apenas quando se conduz ou viaja de carro; há quem os manifeste só de pensar em entrar num carro.
 
Geralmente, quem sofre desta fobia tem tendência para a ansiedade e costuma ter pensamentos catastróficos como visões ou sonhos com acidentes de carro, ou com avarias numa autoestrada.
 
 

Dicas para superar o medo de conduzir

 

Existem várias técnicas que podem ajudar a superar esta fobia:
 
  • Praticar uma respiração controlada, inspirando e expirando profundamente, de forma ritmada e consciente, ajuda a acalmar, a restabelecer o ritmo cardíaco e o controlo da mente. É importante que tente descontrair e evitar pensamentos negativos até chegar ao destino.
  • Antes de entrar no carro, manter a calma, tanto quanto possível, e focar o pensamento noutras coisas. É essencial não sofrer por antecipação. Não se pode controlar tudo a 100%, mas podem-se controlar os pensamentos.
  • Quem tem medo de conduzir em sítios desconhecidos, deve começar por fazê-lo como passageiro. Se o medo resultar da falta de hábito em conduzir em ambientes desconhecidos, pode ser vencido pedindo a um familiar ou amigo que conduza até ao local e, uma vez lá, assumir o papel de condutor.
  • A subscrição de um seguro automóvel, além de ser uma obrigação legal, pode trazer segurança ao condutor e passageiros, em função das suas coberturas. A assistência em viagem é uma das vantagens mais procuradas pelos condutores que precisam de uma sensação de segurança extra. Conduza sem medos com o Seguro Automóvel Tranquilidade.

 

Estas técnicas poderão ajudar a manter um certo controlo, mas nem sempre curam a fobia. A forma mais eficaz e permanente de superar o medo de conduzir é recorrer a um terapeuta competente. Se os sintomas persistem, mesmo depois de se pôr em prática várias técnicas, deve recorre-se a um psicoterapeuta. Um profissional poderá ajudar a determinar e a tratar a origem da amaxofobia. A terapia, complementada com técnicas de relaxamento, poderá ser a forma mais eficaz de ultrapassar o medo de viajar de carro e de o conduzir.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais