PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Limpeza e manutenção do seu carro: como fazê-lo e poupar dinheiro

Quer limpar o seu carro e, ao mesmo tempo, poupar dinheiro? Siga este guia passo a passo sobre como limpá-lo e deixá-lo como novo, poupando o que gastaria num serviço de limpeza profissional. Além de proteger e conservar o seu automóvel, a limpeza e manutenção são essenciais para prevenir acidentes rodoviários. Encontre aqui também alguns conselhos sobre outros cuidados que deve ter com o seu veículo para viajar sempre em segurança.

 

Limpeza do carro

Rodas e pneus
A acumulação de pó e sujidade nos travões pode afetar o desempenho das rodas, diminuindo-lhe a vida útil. Uma vez que a sua limpeza leva muitas vezes à propagação de sujidade para a pintura envolvente, é uma boa ideia começar por tratar das rodas e dos pneus.

Para esta tarefa, irá necessitar de uma esponja grande, uma escova de dentes velha, dois baldes de água e um produto de limpeza específico para rodas. Existem várias opções disponíveis no mercado, mas é fundamental evitar soluções ácidas, pois podem danificar os materiais.

Pulverize o produto de limpeza numa roda de cada vez e deixe-o atuar durante alguns minutos. Utilize a esponja para esfregar os pneus e a escova de dentes para chegar às áreas de acesso mais difícil.

 

Limpeza do exterior do carro
Esta é talvez a tarefa mais agradável. Se possível, lave o seu carro à sombra ou, pelo menos, sem que a chapa esteja demasiado quente, para não danificar a pintura. Pelo mesmo motivo, use um champô específico para automóveis.

Cada produto é diferente, pelo que, antes de começar, deve ler o modo de utilização na embalagem. Contudo, em geral, basta misturar o produto de limpeza com água tépida e limpar o carro com uma esponja.

 

Janelas e para-brisas
Para limpar as janelas e o para-brisas do seu carro, utilize panos ou toalhas de microfibra e um produto de limpeza específico para vidros de automóveis, uma vez que os produtos de utilização doméstica podem danificar a pintura e ressecar os vedantes de borracha.

Para limpar o para-brisas, levante cuidadosamente as escovas e afaste-as do vidro. Pulverize metade do para-brisas com o produto de limpeza e limpe-o com o pano, em movimentos suaves. Repita este procedimento do outro lado, antes de pulverizar e limpar as escovas. Para limpar as janelas, pulverize-as com a solução e, a seguir, passe com um pano seco, em movimentos circulares. Utilize um segundo pano para dar um toque final ao para-brisas e às janelas.

Em Portugal, a manutenção automóvel continua a ser desvalorizada. Não faça parte desta estatística. Lembre-se de trocar regularmente as escovas dos seus limpa-para-brisas e faça revisões periódicas, para verificar o estado dos pneus, travões, amortecedores e luzes. Insira lembretes no telemóvel, para não se esquecer destas verificações.

E, para se sentir ainda mais seguro quando conduz, opte pelo Seguro Automóvel Tranquilidade, escolhendo a opção de seguro mais adequada às suas necessidades, com assistência em viagem rápida e eficiente.

 

Limpeza do interior do carro
Limpar o interior do carro é a parte mais fácil. Comece por esvaziá-lo, removendo os tapetes, todos os objetos soltos e o lixo. Com um pano húmido e água morna, limpe o painel, o volante e os caixilhos das janelas, e use o produto de limpeza aplicado no para-brisas para limpar o interior dos vidros. Em seguida, aspire bem o veículo, incluindo os tapetes, sem se esquecer de todos os espaços entre os bancos.

SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais

A informação desta página foi útil?

Sim Não