PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Infiltrações no teto e goteiras: como prevenir e reparar

Reparar uma infiltração de água no teto é muito mais do que uma questão estética. Uma situação destas pode danificar a estrutura da casa, provocar danos nos aparelhos elétricos ou acelerar o enferrujamento dos canos. Além disso, as humidades por infiltração devem ser eliminadas antes que apareça o bolor, pois este é tóxico para o organismo.

“O meu teto está a verter água! O que devo fazer?”. Neste guia útil, mostramos-lhe como identificar as causas e eliminar infiltrações de água no teto.

 

O que causa infiltrações e goteiras no teto? Principais motivos


O aparecimento de infiltrações de água no teto de casa pode ter várias origens. Eis as principais razões:


Acumulação de água na superfície

As caleiras de uma habitação promovem o escoamento da água. No entanto, uma manutenção insuficiente pode fazer com que fiquem obstruídas por ramos, folhas e sujidade. A água da chuva não consegue encontrar um caminho livre por onde escoar e acumula-se, levando a infiltrações.


Fendas ou fissuras no telhado

Uma fenda no telhado permite que a água se infiltre mais facilmente, fazendo com que entre no interior da casa. Esta causa é mais comum nas construções mais antigas.


Materiais de má qualidade

As paredes de uma casa, e em especial o telhado, devem estar bem impermeabilizados. No entanto, alguns materiais de construção mais baratos não proporcionam um bom isolamento, o que pode levar a infiltrações de água no teto.


Canos partidos ou rachados

Esta é a causa mais comum de infiltrações de água em apartamentos e do aparecimento de humidade em casa. Se tem uma mancha de humidade ou infiltração em sua casa, o mais provável é que um dos canos que atravessa o edifício se tenha partido ou rachado. Nestes casos, vale sempre a pena contactar o condomínio e os vizinhos, o mais depressa possível.


Climas húmidos

Há regiões onde o clima é particularmente húmido. A chuva permanente acaba por afetar os edifícios e encontrar um local para se infiltrar. As zonas com granizo frequente ou ventos fortes são também particularmente vulneráveis.


Falta de manutenção dos telhados

São muito esquecidos, mas merecem os mesmos cuidados que as paredes. Se vive numa moradia ou numa casa geminada, é essencial fazer a manutenção do exterior, para evitar infiltrações no telhado. No interior, vale também a pena isolar a sua casa da humidade.


A idade das estruturas

Os edifícios mais antigos requerem uma manutenção contínua. Os telhados têm tendência para rachar e a impermeabilização torna-se menos eficaz, permitindo o aparecimento de infiltrações de água no teto e até nas paredes.

Pode, por exemplo, cair água do teto da sua casa de banho e a causa não ser um cano roto, mas o desgaste dos materiais. Em qualquer caso, vale a pena saber como identificar a fuga no telhado e resolvê-la o mais rapidamente possível.


👉 Pode interessar-lhe: As causas mais comuns de humidade em casa e como lidar com ela


Possíveis consequências da não reparação das infiltrações de água


Qualquer fuga de água deve ser reparada sempre, por mais pequena que seja. Eis os riscos de não o fazer:

  • Aparecimento de bolor e fungos – tóxicos para o sistema respiratório;
  • Danos estruturais na casa;
  • Risco de desabamento do teto;
  • Curtos-circuitos e risco de avaria dos aparelhos elétricos;
  • Doenças como a bronquite, a asma ou as erupções cutâneas.

Hoje em dia, pode ter dificuldade em encontrar um técnico qualificado disponível para ir a sua casa verificar uma inundação ou algum problema nos eletrodomésticos.

Sabia que, através do serviço de Assistência ao Lar e Família, do Seguro Casa da Generali Tranquilidade, pode pedir a deslocação de um técnico a sua casa, para verificar a origem do dano e qual a reparação necessária? Faça o seu pedido, indicando os dados e informações sobre a situação, para agendar a visita do técnico.  


A infiltração de água no teto pode fazê-lo desabar?

Esse risco é real, se as fissuras causadas pelas infiltrações de água enfraquecerem a estrutura da casa. A água tem um poder abrasivo sobre os materiais de impermeabilização e os canos, que pode fazer desabar o teto.


Como posso identificar uma infiltração de água no teto?


Antes de mais, conheça os sinais que podem indicar infiltrações de água:

  • Manchas de humidade;
  • Mofo e bolor;
  • Mau cheiro;
  • Pintura a descascar, ou bolhas no teto ou na parede.

Se for esse o caso, siga estas recomendações para encontrar a origem exata da humidade por infiltração, para depois a reparar:

  • Preste atenção às zonas superiores da casa e procure sinais de deterioração;
  • Procure fissuras nas caleiras, descolamentos na fachada ou telhas partidas. Deve também procurar sinais de danos causados por animais;
  • Pergunte aos seus vizinhos se tiveram alguma inundação em casa;
  • Se não conseguir identificar a causa da fuga no telhado, contacte um profissional.

Seguro Casa
Generali Tranquilidade

- Envio de profissionais para pequenas reparações em casa (canalização ou eletricidade) e serviços domésticos como limpezas, lavandaria e engomadoria;


- Oferta de serviço de mudanças até 600€/ano, se precisar de mudar de casa;


- Pagamento dos danos em equipamento eletrónico móvel, dentro e fora de casa (telemóveis, computadores portáteis, consolas portáteis, etc.).


seguro casa

Como posso reparar infiltrações e goteiras no teto?


Siga estes 5 passos para reparar uma infiltração de água no teto:


1. Encontrar a origem da infiltração de água

A humidade em sua casa pode estar a espalhar-se por uma grande área do seu teto. No entanto, a origem da fuga pode ser uma pequena fenda. Uma forma de localizar o epicentro é usar a luz. Pegue numa lanterna e ilumine toda mancha da infiltração no teto. A água é um poderoso refletor, pelo que a fonte da infiltração brilhará mais do que o resto. É nesse ponto que deve começar a tapar as fugas.


2. Limpar bem a superfície

Antes de aplicar qualquer produto, é necessário remover toda a sujidade da humidade. Limpe a superfície até ficar sem vestígios de bolor ou mofo. Além disso, é importante secar bem a área, caso contrário, o material de impermeabilização não será eficaz.


3. Selar as fissuras no telhado

Compre um bom vedante para as fissuras do teto. Aplique o produto em todas essas fendas. O objetivo é bloquear qualquer nova infiltração de água.


4. Aplicar uma demão de impermeabilizante

Quando o selante estiver seco, aplique uma camada de impermeabilizante. Encontrará muitas hipóteses diferentes, em lojas especializadas. Escolha um de boa qualidade, que garanta que não escorre água do teto.


5. Fixar as zonas exteriores do telhado

Se vive numa moradia ou numa casa geminada, é provável que a origem das infiltrações de água se deva à falta de manutenção do telhado. Substitua as telhas partidas, limpe as caleiras e remova toda a sujidade. Além disso, as árvores que estão demasiado próximas da estrutura da casa devem ser cuidadosamente podadas.


👉 Pode interessar-lhe: Atrasos das obras em casa – o que fazer?


Conselhos para evitar infiltrações de água em casa


Siga estes conselhos preventivos e mantenha as infiltrações longe da sua casa:

  •  Limpe o telhado da sua casa todos os anos. Faça-o sempre no outono, aproveitando o facto de as folhas das árvores se acumularem;
  • Caso tenha um terraço no último andar, evite colocar muitos móveis. O peso pode provocar fissuras na estrutura;
  • Impermeabilize bem os telhados e as zonas húmidas da casa. Concentre-se nas casas de banho, nas cozinhas e nos terraços de cobertura;
  • Inspecione, ocasionalmente, o telhadopara procura de fissuras. Se encontrar alguma, cubra-a com um pouco de calafetagem.

👉 Pode interessar-lhe: Acidente em casa – como participar o sinistro à seguradora?

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

Seguro Vida Crédito Casa

SEGURO VIDA CRÉDITO CASA


Poupe até 60%

transferindo o seu seguro

para a Generali Tranquilidade

Saber Mais
vidatranquila horizontal

AS CAUSAS MAIS COMUNS DA HUMIDADE EM CASA E COMO LIDAR COM ELA

Saber Mais
Homem a fazer uma chamada em frente à canalização da casa de banho com fuga de água