PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

FAQ: Seguro de casa - tudo o que precisa de saber

O seguro de casa é uma despesa ou um investimento? Com este artigo, esperamos poder ajudá-lo a perceber as vantagens deste seguro.
 
O seguro de casa pode ajudá-lo a fazer frente a custos inesperados - tal como uma inundação, um incêndio ou um assalto. Sabia que nos últimos anos, a polícia registou perto de 27 mil assaltos a residências? Já no que diz respeito a incêndios, em Portugal, a proteção face a este fenómeno é obrigatória para edifícios sob propriedade horizontal. Sabia que a maioria dos incêndios em Portugal, nos últimos anos, ocorreu em habitações?
 
Queremos ajudá-lo a compreender que tipo de coberturas existem e selecionar um plano que seja adequado para si. Para tal, reunimos algumas das perguntas mais frequentes e explicamos de que forma o seguro de casa lhe pode trazer tranquilidade.
 
Qual é a diferença entre seguro de recheio e seguro do imóvel?
Os bens móveis que podem ser retirados da sua propriedade – por exemplo, cortinas, utensílios de cozinha, mobiliário e aparelhos tecnológicos – estão cobertos pelo seguro de recheio. Já o seguro do imóvel protege os elementos estruturais da sua casa. Por exemplo, o telhado, as paredes, as janelas e outros bens móveis ligados materialmente ao imóvel com caráter de permanência, tais como: móveis de cozinha e roupeiros embutidos nas paredes, sistemas de aquecimento e ar condicionado, sistemas de vigilância e alarme, etc.
 
Quais são os principais benefícios de um seguro de casa?
Provavelmente, o seu maior investimento é a sua casa. Com um seguro de casa estará a proteger esse investimento. Além disso, este tipo de seguro pode incluir o imóvel e o recheio. No final de contas, pode compensar o valor gasto no seguro, para assim evitar custos de reparações ou substituição de objetos pessoais, caso um acidente aconteça (tal como uma inundação). Tudo se resume a deixar a sua casa – assim como o tempo que lá passa – segura e protegida. 
 
Quanto custa um seguro de casa?
O custo de um seguro de casa varia consoante o tipo de cobertura que escolher. Ou seja, um seguro com várias coberturas terá um preço mais elevado. No entanto, quando pensa no quanto poderia custar tratar de uma reparação imprevista ou substituir objetos que foram danificados ou roubados, o custo de um seguro de casa poderá compensar, tendo em conta a paz de espírito que lhe pode trazer. O seguro de casa da Tranquilidade pode ajudá-lo em diversas situações - algumas talvez desconhecidas - como vimos aqui.
 
O seguro de casa cobre emergências como danos na canalização ou um problema na caldeira?
Sim, caso tenha contratado a opção de seguro do imóvel. Por vezes, as coisas correm mal, mas ter um seguro significa que pode receber ajuda na reparação do problema, visto que a seguradora poderá enviar profissionais a sua casa. Portanto, mesmo não tendo as competências para resolver os problemas sozinho, poderá beneficiar da ajuda de quem as tem.
 
Estou coberto na eventualidade de um assalto ou incêndio? 
Sim, o seguro de casa pode proteger a sua casa na eventualidade de furto, roubo e incêndio. 
 
O seguro de recheio cobre dispositivos e tecnologia como portáteis, câmaras e assistentes virtuais inteligentes?
Sim. Um seguro de casa com um módulo especial de tecnologia pode proteger uma série de aparelhos elétricos e equipamentos portáteis. Ou seja, assegurar as suas sessões de cinema em casa, ou os finais de tarde em casa a praticar no computador as suas aptidões como disc jockey
 
Nota: Os danos em equipamentos elétricos e/ou portáteis para uso profissional não estão garantidos.
 
E no que diz respeito a acessórios de custo elevado, como joias?
Os objetos de valor, joias e objetos preciosos estão garantidos pela cobertura de Furto ou Roubo. Relativamente aos objetos de valor, estão incluídos, por exemplo: obras de arte, quadros e esculturas, relógios de marca, antiguidades, objetos raros ou com interesse museológico. Já no que diz respeito a joias e objetos preciosos, incluem-se objetos que tenham, na sua composição, pedras ou metais preciosos ou semipreciosos, nomeadamente, colares, anéis, brincos, faqueiros de prata ou ouro, salvas de prata, etc.
 
Nota: As joias e objetos preciosos não estão cobertos nas habitações secundárias, desde a opção Base à Top.
 
Como é que posso valorizar a minha casa e o seu recheio? 
O mais importante é ser realista. Com efeito, subvalorizar os seus bens poderá significar uma cobertura inadequada. Por outro lado, sobrevalorizá-los poderá resultar em preços de seguro mais elevados e desadequados. A melhor abordagem será criar um inventário de tudo o que pretende cobrir. Em seguida, faça uma estimativa do custo de substituição de cada bem – isto dar-lhe-á o valor total a assegurar.
 
Tenho um animal de estimação. Está coberto caso necessite de assistência veterinária?
O seu animal de estimação é um membro importante da sua família. Portanto, é mais do que natural querer assegurar-lhe todos os cuidados caso adoeça ou tenha um acidente. Por outro lado, as despesas veterinárias podem revelar-se caras – e muitas vezes inesperadas. Pode eliminar essa preocupação com um seguro de casa que cubra estes custos. Certifique-se de que tanto a saúde, como o comportamento do seu amigo de quatro patas, se encontram protegidos.
 
Como devo proceder em caso de acidente?
Em primeiro lugar, se foi vítima de um assalto ou de vandalismo, deve contactar a polícia e reportar oficialmente o crime. Em segundo lugar, e para qualquer acidente, tem até oito dias para o comunicar por escrito à sua seguradora. Além disso, deve elaborar uma relação de bens, discriminando quantidades, tipo, marca, modelo e valor estimado para reposição dos prejuízos. Igualmente, se fizer orçamentos de reapreciação dos danos entregue-os à seguradora para posterior entrega/análise do perito. Não faça consertos, nem reponha bens danificados, a não ser que tal seja necessário para manter o local intacto ou habitável. Assim sendo, e se possível, tire fotografias aos danos.
 
 
Saiba que o Seguro Casa da Tranquilidade é muito mais do que um seguro tradicional que protege as quatro paredes da sua habitação. Além das coberturas obrigatórias, pode ainda beneficiar de assistência a animais, arranjo de eletrodomésticos, proteção digital ou assistência médico-sanitária.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

siga-esta-lista-se-esta-a-pensar-comprar-casa-large

SEGURO CASA

Segure a sua casa com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

COBERTURAS DO SEGURO DA CASA QUE VÃO ALÉM DAS QUATRO PAREDES

Saber mais