PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

FAQ: Saiba tudo sobre o Seguro Cães e Gatos

Há tantos tipos diferentes de seguros que subscrever um para o seu animal de estimação pode parecer um extra de que não precisa. Porém, a última coisa com que se quer preocupar é como pagar os cuidados médicos do seu animal em caso de necessidade. Eis o que precisa de saber sobre as coberturas do Seguro Cães e Gatos e em que situações poderá utilizá-las, de modo a poder tomar uma decisão informada sobre se este tipo de seguro é para si.

Preciso de um seguro para o meu cão ou gato?

As pessoas fazem seguros para os seus animais de estimação principalmente para pagar as pesadas contas veterinárias, por vezes inesperadas, que podem facilmente atingir várias centenas de euros por ano. Se não tiver um seguro, terá de suportá-las sozinho.

Outros fatores a considerar incluem o tipo de animal e o seu tempo médio de vida, o que determinará a probabilidade de este desenvolver uma doença grave ou crónica e, consequentemente, trazer custos elevados.

Seguro Cães e Gatos

  • Plano completo de vacinação gratuita;
  • Tratamento em ambulatório, internamento e cirurgia;
  • Não exclui qualquer doença em função da idade do animal;
  • Acesso a rede de bem-estar (lojas pet care, hotéis, pet sitting);
  • Cobertura de Responsabilidade Civil (opcional).

Cão e gato a brincar

Vale a pena ter um seguro para o meu animal de estimação?

Nalgum momento da vida do seu animal de estimação, é provável que desenvolva uma doença ou tenha um acidente que exija tratamento. Quando isto acontecer, não terá outra opção senão consultar um veterinário, o que pode ser dispendioso.

Os atos médicos veterinários não têm custos normalizados e podem variar entre clínicas, sendo que muitas cobram uma taxa de consulta ainda antes do tratamento. Tendo em consideração que, graças à alimentação e à assistência médica, nas últimas décadas a esperança média de vida de cães e gatos quase duplicou – os cães chegam a viver 15 ou 18 anos e os gatos facilmente chegam aos 19, 20 anos –, o custo de ter um destes animais durante toda a sua vida pode atingir as dezenas de milhares de euros.

As pesadas contas veterinárias, por vezes inesperadas, podem facilmente atingir várias centenas de euros por ano.

O que cobre o Seguro Cães e Gatos? 

O Seguro Cães e Gatos cobre tratamentos médicos e medicamentos. Consoante a opção que escolher, o seguro pode, entre outros, garantir o reembolso de despesas médicas e de medicamentos em caso de acidente e/ou de cirurgia em caso de doença, bem como as despesas de internamento em caso de cirurgia. Pode contemplar também um plano completo de vacinação gratuita e a inclusão de outras por comparticipação, na rede de prestadores, incluindo a da Leishmaniose. 

Poderá ainda optar por incluir a cobertura de Responsabilidade Civil, que assegura proteção caso o seu animal fira alguém ou danifique propriedade alheia.

O que não está coberto pelo seguro?   

Na maior parte dos seguros para animais de estimação, as condições médicas preexistentes, ou aquelas que o seu animal já tinha antes da subscrição do seguro, normalmente não estão cobertas. Outras exclusões habituais incluem tratamentos preventivos ou de rotina, tais como vacinação, esterilização, tratamentos contra pulgas e carraças e desparasitação. As coberturas também excluem frequentemente despesas decorrentes da gestação ou parto, ou tratamento das crias. 

No caso do Seguro Cães e Gatos da Tranquilidade, não se exclui qualquer doença em função da idade do animal, está contemplada a vacinação em todos os módulos a preços convencionados, não excluindo qualquer vacina e, para além da rede de prestadores de cuidados médicos, o cliente tem acesso a descontos até 20% na aquisição de serviços como tosquia, banhos, hotéis, pet sitting e outros. 

Que tipos de planos oferece o Seguro Cães e Gatos?    

O Seguro Cães e Gatos é constituído por três opções:

  • BASE: Garante o acesso a cuidados de saúde e bem-estar a preços convencionados, uma vasta lista de garantias de assistência das quais destacamos as consultas ao domicílio, o furto/roubo ou desaparecimento, e o transporte de urgência do animal. Poderá ainda incluir a cobertura de responsabilidade civil. 
  • MAIS: Abrange as garantias da opção Base e inclui o reembolso de despesas médicas e de medicamentos em caso de acidente e/ou cirurgia em caso de doença, bem como as despesas de internamento em caso de cirurgia. Nesta opção, passam a estar disponíveis como coberturas opcionais a eutanásia e o funeral, bem como a vacina anual. 
  • TOP: Contempla as coberturas dos planos anteriores e duplica os capitais da cobertura de acidente e/ou cirurgia em caso de doença. A cobertura de despesas de internamento passa a aplicar-se também em ambulatório. Nesta opção, passa a existir a possibilidade de reembolso de despesas de ambulatório, e os capitais de internamento, eutanásia e funeral aumentam.  

Quanto custa o seguro?

O custo apenas depende do nível de cobertura que queira contratar. O seguro não distingue os animais por espécie (cão ou gato), idade, tamanho ou raça.

Dependendo da opção que escolher, pode contratar o Seguro Cães e Gatos da Tranquilidade desde 6,60€ por mês.

Estarei limitado na escolha do veterinário?

O Seguro Cães e Gatos da Tranquilidade, em conjunto com a AnimaDomus, disponibiliza aos clientes a maior rede de cuidados de saúde animal em Portugal, composta por hospitais, clínicas e consultórios, à qual associa uma rede de bem-estar com produtos e serviços não clínicos para animais (lojas pet care, hotéis, pet sitting, etc). 

Nas situações em que não existam prestadores da rede convencionada num raio de 20km, poderá recorrer a um prestador fora da rede. 

Quando devo subscrever um seguro para animais de estimação?  

Para obter o máximo benefício do seguro, geralmente o melhor é subscrever o seguro assim que adotar o seu animal.

No caso do Seguro Cães e Gatos, este pode ser contratado para animais de qualquer idade, contudo se o fizer antes de o animal completar 4 anos de idade, terá acesso a todas as opções, sem limite de continuidade. 

Os animais de estimação mais velhos podem ser segurados?

Os animais de estimação com mais de oito anos de idade são habitualmente considerados idosos. Dado que os animais mais velhos são mais suscetíveis de adoecer ou sofrer uma lesão, é provável que os custos veterinários sejam mais elevados – o que significa que o preço do seguro também tende a ser mais elevado. De qualquer forma, o Seguro Cães e Gatos da Tranquilidade não exclui qualquer animal, seja qual for a idade. 

Quais são as alternativas ao seguro para animais de estimação?

Pode criar o seu próprio seguro, reservando dinheiro para cobrir as contas do veterinário. O risco é que estas podem acabar por ser mais elevadas do que o valor que poupou. Também pode procurar a ajuda de instituições de proteção dos animais, embora seja provável que estas lhe peçam que demonstre o seu rendimento e procurem ajudar, principalmente, as pessoas com rendimentos mais baixos ou reformadas.

O seguro para animais de estimação é obrigatório?

Em Portugal, o Seguro de Responsabilidade Civil é obrigatório para raças de cães potencialmente perigosos. Contudo, é conveniente ter um seguro de responsabilidade civil para qualquer animal, que o protegerá contra atos imprevistos do seu animal. Além disso, como referido anteriormente, o Seguro Cães e Gatos da Tranquilidade abrange não só a responsabilidade civil, mas também a componente saúde e bem-estar. 

Como posso poupar dinheiro no meu seguro para animais de estimação?  

Pondere subscrever o seguro enquanto o seu animal é jovem e saudável. Outras formas de reduzir os custos incluem a esterilização do animal, uma vez que isso eliminará os riscos associados à reprodução e gestação.  

Ofereça ao seu cão ou gato a proteção que ele merece, e proteja também a sua carteira de custos inesperados com o Seguro Cães e Gatos da Tranquilidade. Além das opções mencionadas, ainda pode contemplar ajudas como o transporte de urgência do animal e o apoio psicólogo aos donos. 

SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR
saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento