PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Dicas para ensinar o seu filho a andar de bicicleta

Muitos de nós ainda se lembram da alegria de aprender a andar de bicicleta. Ensinar o seu filho a fazê-lo pode ser uma fonte de grande felicidade para ambos. Além disso, é uma excelente maneira de pôr o seu filho a fazer exercício, enquanto se divertem juntos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as crianças entre os 5 e os 17 anos precisam de, pelo menos, 60 minutos de atividade física moderada a acentuada, todos os dias. Se for ainda mais, tanto melhor para a sua saúde.

Andar de bicicleta é uma atividade física divertida  

Apesar de a obesidade infantil, em Portugal, ter diminuído nos últimos anos, 30% das crianças têm excesso de peso ou são obesas. Andar de bicicleta é uma excelente maneira de cumprir os minutos de atividade física aeróbica recomendados e manter a forma.

Um estudo que analisou a carga representada por diversos tipos de doenças a nível global (The Global Burden of Disease Study 1990–2017) refere que cerca de 14,4 milhões de crianças sofrem de obesidade.

O exercício físico pode ajudar as crianças a manter um peso corporal saudável. Para além dos benefícios físicos, o exercício tem sido associado à redução dos sintomas de ansiedade e depressão, melhoria do humor e aumento da confiança.

Como começar a andar de bicicleta

A especialista em ciclismo Isla Rowntree acredita que a melhor altura para ensinar o seu filho a andar de bicicleta é entre os 4 e os 6 anos. Mais tarde, a aprendizagem pode revelar-se mais difícil.

Seguro Bicicleta e Trotinete

- Proteção de danos que possa causar em outros veículos ou pessoas;
- Despesas médicas em consequência de acidentes;
- Proteção dos danos ou roubo da sua bicicleta ou trotinete elétrico

- Proteção do condutor, das pessoas e veículos que sofram danos causados pela bicicleta tradicional ou elétrica, ou por trotinetes elétricas.

Bicicleta verde parada com trotinete ao lado

Contudo, há muitas estratégias úteis para ajudar o seu filho a aprender a andar de bicicleta. Aqui estão algumas das nossas favoritas. Toca a dar aos pedais! 

Como ensinar o seu filho a andar de bicicleta

Andar de bicicleta é uma excelente forma de atividade física. Além disso, é também uma ótima maneira de passar tempo de qualidade com o seu filho e de trabalhar a sua própria forma física.

Procure um percurso seguro, de preferência perto de casa, e utilize sempre equipamento de proteção, como capacete, joelheiras e cotoveleiras.

Dar prioridade aos equipamentos de segurança é fundamental. Um acidente pode acontecer, quando menos se espera (especialmente, quando ainda se está a aprender), pelo que o melhor é estar prevenido. Falando em prevenção, pense em subscrever um seguro como o Seguro Bicicleta e Trotinete da Tranquilidade. Além de contar com serviços de assistência ao condutor e à bicicleta e ainda proteção jurídica, as opções Mais e Top asseguram despesas de tratamento, em caso de acidente.

 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2