PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como poupar dinheiro para realizar os seus objetivos

Cada um de nós tem objetivos de vida que deseja ver concretizados. E ainda bem, porque na maioria das vezes são eles que nos fazem avançar e progredir. Para uns, pode ser comprar uma casa. Para outros, pode ser partir à descoberta do mundo ou até criar um negócio do zero e fazê-lo prosperar. Os sonhos variam, mas a forma de os concretizar tem um denominador comum: dinheiro. Para os podermos realizar, temos de reunir o capital necessário. E, para o conseguir, o primeiro passo é saber como poupar dinheiro.  

Neste artigo, damos dicas e cuidados sobre poupança. No artigo Como investir dinheiro para realizar os seus objetivos de vida, analisaremos formas de rentabilizar o seu dinheiro. 

Tudo com o objetivo de poder vir a realizar os seus sonhos! Com disciplina, perseverança e boas estratégias financeiras, é possível. 

Habitue-se a fazer um orçamento 

Investimento Protegido da Tranquilidade

O valor investido é dividido em partes iguais pelas duas componentes financeiras: Componente Garantida (50%) e Componente Variável Protegida (50%).

Não só poupa dinheiro como o pode rentabilizar.

Mariana Monteiro a equilibrar uma bolsa verde nas duas mãos a propósito do seguro tranquilidade investimento protegido

Sim, é verdade! O orçamento é mesmo uma ferramenta essencial. 

Quaisquer que sejam os seus objetivos de vida, o sucesso depende, em primeiro lugar, de ter total controlo sobre os seus rendimentos e as suas despesas. De outro modo, o mais provável é chegar ao fim do mês sem saber para onde foi o seu dinheiro. 

E, se assim for, como conseguirá pôr de lado o montante necessário para concretizar qualquer objetivo? 

Um orçamento é a melhor forma de manter o controlo, poupar o dinheiro de que necessita e evitar surpresas desagradáveis que podem fazer descarrilar os seus planos. 

Dito isto, há várias formas de fazer um orçamento. Desde a regra 50/30/20 a numerosas apps para criar orçamentos, vale a pena passar algum tempo a procurar a estratégia adequada para o seu caso e circunstâncias. Inspire-se com o nosso artigo sobre como poupar dinheiro em tempos de inflação alta

Assim que tiver criado um orçamento, estará pronto para começar a poupar dinheiro.  

Liquide as suas dívidas 


Além do orçamento, uma das melhores dicas de poupança é pagar qualquer dívida (ou crédito) que tenha antes de começar a poupar. 

As dívidas são dispendiosas e podem "arrastar-se" por períodos de tempo muito longos. Quando paga apenas os mínimos necessários, pouco mais está a pagar do que os juros associados. Assim sendo, demorará muito mais tempo a liquidar o total em dívida. 

Ora, quanto mais tempo demorar a saldar uma dívida, menos poderá poupar e mais tempo levará a atingir os seus objetivos. 

Há várias formas de fazer um orçamento. Desde a regra 50/30/20 a numerosas apps para criar orçamentos, vale a pena passar algum tempo a procurar a estratégia adequada para o seu caso e circunstâncias.

Por isso, faça um esforço e liquide todas as dívidas que tem, assim que conseguir. Este é um dos primeiros passos a dar para que comece a poupar efetivamente.

Como poupar dinheiro para um fundo de emergência 


De certeza que esta dica não lhe é desconhecida, pois já foi referida neste blogue mais do que uma vez. A criação de um fundo de emergência é um dos passos mais importantes para quem quer poupar dinheiro, independentemente do objetivo. 

É aquele dinheiro que põe de lado e do qual se pode valer em caso de uma emergência, sem pôr em causa a poupança destinada à concretização dos seus objetivos de vida. 

Os tipos de emergência dependem das circunstâncias individuais de cada um. Por exemplo, se tem um carro ou uma casa, poderá precisar de recorrer ao fundo de emergência para pagar qualquer reparação inesperada e evitar contrair novas dívidas. 

Também o pode usar para substituir temporariamente os seus rendimentos, caso não possa trabalhar durante algum tempo. Em particular, se for trabalhador por conta própria. 

As perguntas que deve fazer a si próprio podem incluir:  

1. Qual é a maior despesa de reparação que poderei ter de pagar?
2. Quantos meses de rendimento preciso de amealhar para o caso de ser despedido ou se o meu trabalho por conta própria deixar de ser rentável?
3. Qual a probabilidade de ter de pagar uma despesa de cuidados de saúde?  

As respostas a estas perguntas vão dar-lhe uma noção da quantia a ter no fundo de emergência. Uma vez estabelecido o objetivo, abra uma conta-poupança específica para este fim. Depois, utilizando o sistema de orçamentação que já lhe aconselhámos a introduzir, decida quanto pode pôr de lado todos os meses. 

Por fim, ative uma transferência mensal automatizada da quantia a poupar, da sua conta principal para a conta-poupança. 

A palavra-chave, neste caso, é "emergência". Se achar que pode vir a mexer no seu fundo de emergência só porque sim, defenda-se dos momentos de fraqueza. Por exemplo, abra a conta do fundo de emergência num banco diferente, sem acesso pela plataforma bancária online habitual. 

Ou peça a alguém de confiança para ser cossignatário da conta, para que não possa levantar dinheiro sem a sua aprovação.  

Como poupar dinheiro através do investimento  


Ter um fundo de emergência consolidado é essencial para poder começar a poupar dinheiro. Mas imagine que recebe um rendimento extra (via participação de resultados na sua empresa, doação ou herança)?  

É a oportunidade perfeita para aderir ao Investimento Protegido da Tranquilidade. Como o montante é distribuído em duas componentes – garantida, com uma taxa garantida associada, e variável protegida, cujo capital é investido num fundo de investimento – não só poupa dinheiro como o pode rentabilizar. Precisa apenas de um capital inicial de 1000 euros, mas ao longo do período de contrato de 8 anos e um dia, pode reforçar o seu investimento com entregas adicionais mínimas de 250€, que estão isentas de comissões.  

Tal como dissemos na introdução deste artigo, com disciplina e determinação, estará mais próximo de reunir o capital de que precisa. Complemente estas dicas com a nossa proposta para investir o seu dinheiro de forma segura

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento