PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como investir dinheiro para realizar os seus objetivos

Quer realizar os seus objetivos de vida? Apesar de a poupança ser determinante para o conseguir, há outro fator que anda de braço dado com ela e é igualmente fundamental: o investimento financeiro. 

Investir dinheiro é uma das faces da moeda. De um lado a poupança, do outro o investimento e é este que lhe irá permitir rentabilizar o dinheiro que juntou.   

Poupança é algo que permite constituir um fundo de emergência para fazer face ao impacto financeiro de uma situação imprevista, tal como o desemprego, um acidente, doença ou despesa inesperada. 

Investimento refere-se a aplicar o dinheiro com o propósito específico de o fazer render. Existem diversos tipos de investimento diferentes, de maior para menor risco, de curto a médio-longo prazo. 

Por isso é fundamental que se escolham aplicações financeiras adequadas aos objetivos definidos, para realizar os seus objetivos. 

Como? Investindo. Mas, para isso, vamos dar-lhe a conhecer por onde pode começar, de acordo com a sua experiência e preferência. 

Planear e Investir 


Como em quase tudo na vida, o planeamento na altura de investir poupa-nos tempo e erros, sendo a melhor forma de nos organizarmos face aos nossos objetivos. 

Quer pretenda fazer investimentos com pouco dinheiro ou com uma quantia considerável, comece por colocar, a si mesmo, as seguintes questões:  

  • Quanto dinheiro quero investir? 
  • Durante quanto tempo vou investir? 
  • Que lucro espero conseguir com este investimento? 
  • Quanto tempo da minha vida posso dedicar à gestão do investimento? 
  • Tenho um fundo de emergência que me permita investir este dinheiro confortavelmente? 
  • Tenho um plano de poupança que me permita fazer crescer a minha riqueza? 
  • Que parte do meu capital estou disposto a colocar em risco?  

Tão importante como definir um plano é conhecer os pontos para um investimento responsável. Procura investir a curto ou a longo prazo e prefere arriscar mais por um lucro potencial maior, ou sente-se mais confortável a jogar pelo seguro? 


Investir dinheiro é uma das faces da moeda. De um lado a poupança, do outro o investimento e é este que lheirá permitir rentabilizar o dinheiro que juntou.

Dependendo das respostas a estas questões, existem várias opções, para investir o dinheiro poupado, que deve considerar. 

O ideal é investir em várias delas, conseguindo um portefólio de investimentos diversificado e equilibrado. 

Vou gastar o dinheiro que me deu tanto trabalho a juntar? 


Não se trata de "gastar" o dinheiro que poupou com esforço. Trata-se de o rentabilizar.  

Em princípio, os objetivos de vida correspondem a sonhos ou ambições. Uma casa, um carro, uma viagem única, ou outros. Ou seja, esses desejos mais ambiciosos serão também os que implicam valores mais elevados.  

Contudo, se puser a rentabilizar pelo menos uma parte do dinheiro que juntou, poderá fazer render esse dinheiro. E isso pode ser uma ajuda preciosa para alcançar os seus objetivos mais cedo.  

Para isso, precisa de estratégias financeiras. No fundo, as atitudes aconselhadas no nosso artigo Como poupar dinheiro para realizar os seus objetivos: disciplina e perseverança para ganhar hábitos de poupança – e estratégias financeiras para a multiplicar. De facto, o dinheiro só se multiplica se for investido. 

Além da conta à ordem habitual, com que gere o seu dia a dia, pode no limite ter também uma conta que lhe serve para criar um fundo de emergência, conforme dizemos no artigo atrás referido. E quando essa conta ultrapassar o montante de emergência estipulado, retire o excesso e aplique-o. 

Onde? É o que vamos ver a seguir. 

Investir dinheiro através de um fundo de médio a longo prazo 


É importante poupar/investir dinheiro através de instrumentos de poupança de médio a longo prazo adequados. 

Quando se trata de uma poupança para um complemento financeiro da reforma, a escolha mais óbvia é um Plano de Poupança Reforma. No entanto, o que se pretende com este artigo é esclarecer como investir e aproveitar o investimento ainda antes de se reformar. 

Investimento Protegido da Tranquilidade

- Transparente, na medida em que todas as características são conhecidas;
- Flexível, há um capital inicial, mas podem fazer-se entregas adicionais;
- Diversificado, havendo uma parte garantida, também tem um risco associado.
Mariana Monteiro a equilibrar uma bolsa verde nas duas mãos a propósito do seguro tranquilidade investimento protegido

Assim, é importante evidenciar as suas metas financeiras de acordo com o prazo:  

  • Curto prazo: são aquelas que podem ser realizadas num período mais curto de tempo, ou seja, as necessidades mais urgentes e imediatas; 
  • Médio prazo: são para objetivos maiores que se pretende realizar entre 1 a 3 anos e que requerem um valor considerável para serem realizados. Pode ser uma grande viagem, obras em casa, trocar de carro, etc.; 
  • Longo prazo: são objetivos que exigem um maior planeamento, como a compra de uma casa nova, iniciar um projeto profissional por conta própria ou a entrada na reforma.  

Para além da definição do prazo, deve ter em conta o seguinte:  

  • Manter uma reserva de emergência, em contas-poupança ou depósitos a prazo, para alguma eventualidade; 
  • Conhecer o seu perfil de investidor, para assim identificar os investimentos que fazem sentido para si e para os seus objetivos. Desta forma, não se estará a expor a riscos que não está disponível para correr.  

Nesse sentido, recomendamos que não analise todas as alternativas sozinho. Comece por ler este artigo em que sugerimos dicas e cuidados para aplicar as poupanças. Depois, fale com um consultor financeiro, cuja função é compreender os seus objetivos e recomendar-lhe a estratégia mais adequada. 

A pensar nos investidores que querem rentabilizar as suas poupanças em produtos financeiros de médio prazo e com riscos reduzidos, criámos o Tranquilidade Investimento Protegido

Neste produto, a gestão do seu investimento é feita por equipas especialistas internacionais que analisam o mercado de forma a proteger e rentabilizar o capital. 

É um produto transparente, na medida em que todas as características são conhecidas. É também flexível: há um capital inicial, mas podem fazer-se entregas adicionais. Por fim, é diversificado porque, havendo uma parte garantida, também tem um risco associado. 

E, antes de avançar, é feita uma avaliação do seu perfil de risco, para se ter a certeza de que este produto de investimento é o mais adequado para si.  

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento