PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Comprou casa pela primeira vez? Saiba como garantir a estabilidade financeira

Se vai ser proprietário de uma casa pela primeira vez, saiba que ter um orçamento definido, que contemple todos os gastos fixos que terá de considerar e um fundo de emergência preparado para possíveis imprevistos são estratégias cruciais para o ajudar a organizar-se e a estabilizar-se financeiramente, numa etapa da sua vida em que as responsabilidades aumentam – e o crescimento pessoal também. 
 
 

Com que despesas devo contar? 

 
Da água e energia, passando pelos seguros e impostos, são várias as despesas para as quais os proprietários de uma casa devem estar preparados. Partilhamos consigo os custos mais comuns: 
 
  • Prestação do Crédito Habitação: Se comprou a sua casa com recurso a um empréstimo, esta despesa mensal poderá vir a representar uma boa parcela do seu salário, pelo que deverá ter em vista a sua taxa de esforço, como já vimos aqui.

  • Água, luz e gás: Estas são despesas com as quais deve contar todos os meses e que variam consoante o número de pessoas que constitui o agregado familiar. No caso da luz e do gás, os valores variam também conforme o tipo de eletrodomésticos que tem em casa.

    Nota: As formas mais comuns de pagamento destas despesas são o multibanco e o débito direto. Se optar pelo débito direto, deve confirmar o valor da fatura mensalmente pois, apesar desta forma de pagamento ter a vantagem de evitar atrasos no pagamento, pode também levá-lo a esquecer-se que o dinheiro foi retirado da sua conta.

  • Compras de supermercado: As despesas de supermercado correspondem a gastos mensais que podem, de igual modo, variar consoante o número de pessoas que fazem parte da família; tenha ainda em conta que existem alturas do ano em que estes gastos serão maiores, como em ocasiões festivas.

    Se está a gerir um orçamento familiar pela primeira vez, saiba que esta despesa vai sendo otimizada ao longo do tempo com o aumento da sua prática enquanto consumidor: os preços dos artigos e as promoções, conforme os diferentes supermercados, são fatores que, cada vez mais, começará a ter em atenção nas suas idas às compras. 

  • Internet, telemóvel e televisão: Os serviços de telecomunicação representam também outros gastos mensais que deve contemplar no seu orçamento familiar.
    Para escolher a opção mais adequada, seja entre um pacote mais básico ou um mais completo, faça uma análise e compare as várias ofertas disponíveis no mercado.

  • Condomínio: Se a sua nova casa faz parte de um condomínio, esta é então uma despesa que poderá ter de pagar mensalmente ou com outra regularidade, dependendo do estabelecido pela assembleia de condóminos.

    As quotas têm como destino o pagamento de despesas comuns a todos os moradores do condomínio, tais como limpeza dos espaços, manutenção dos elevadores, serviços relacionados com segurança, etc.

  • Seguro de Vida: Se comprou a sua casa recorrendo a um empréstimo, a subscrição de um Seguro de Vida é uma das exigências impostas pela instituição de crédito. Frequentemente esta despesa é agregada ao pagamento mensal do empréstimo, no entanto é outro encargo que precisa de ter em consideração.

    Com o Seguro de Vida da Tranquilidade pode poupar até 60% em relação ao valor que paga atualmente e cumprir na mesma as exigências das instituições  de crédito. Pode ainda ter à sua disposição aconselhamento profissional na escolha da proteção mais adequada para que não falte nenhuma cobertura relevante para si.

    Caso queira mudar de Seguro de Vida, faça uma simulação para ver quanto pode poupar e saiba o que precisa de fazer para transferir o seguro.  

  • Seguro Casa: Além do Seguro de Vida, a instituição de crédito terá também exigido a contratação de um Seguro Casa.
    Se procura um seguro que garante uma proteção “além paredes e recheio”, saiba que pode encontrá-lo na Tranquilidade, onde se pode salvaguardar com coberturas como:

    >Assistência médica ao domicílio para consultas e eventual aconselhamento, e ainda o envio de medicamentos para casa, fisioterapia ao domicílio, aluguer de material ortopédico e transporte em ambulância ou táxi;

    >Proteção de equipamento desportivo fora da habitação, em caso de danos na sequência de roubo ou tentativa de roubo;

    >Em caso de acidente ou doença súbita e imprevisível do seu animal de estimação: envio de um veterinário ao domicílio e transporte de urgência até à clínica mais próxima;

    >Apoio psicológico telefónico, em caso de usurpação de identidade ou atentado à reputação online, disponível para clientes verdes.

    O Seguro de Vida e o Seguro Casa da Tranquilidade, além de funcionarem como garantia do crédito, irão também proporcionar-lhe a si, à sua família e à sua casa, um futuro mais protegido. 

  • Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI): Este é um gasto anual obrigatório para quem compra uma casa, correspondendo ao imposto que as Câmaras Municipais cobram, com base no valor e na localização da casa.

    Pode simular o valor a pagar pelo IMI através do simulador da Deco Proteste. Se a simulação corresponder a um valor inferior ao que consta na caderneta predial atualizada, considere pedir a reavaliação do IMI (caso o pedido seja feito até 31 de dezembro, deverá pagar um valor mais baixo no ano seguinte).
    Confirme, ainda, se reúne as condições necessárias para ficar isento do pagamento do IMI, visto que poderá ter direito a não pagar este imposto durante três anos, após a compra da casa. 

  • Manutenção: A “longevidade” dos vários materiais que compõem a sua casa e a respetiva periodicidade desta despesa vão depender do ano em que esta foi contruída e do seu tipo de construção. Por exemplo, um telhado de asfalto pode durar cerca de 20 anos, já um de cerâmica pode durar 50.
 
Para garantir que consegue fazer face a imprevistos, opte por criar um fundo de emergência. Na fase inicial do projeto de vida em que se encontra, pode ter dificuldade em poupar uma boa parte do seu salário. Nesse sentido, pode começar por colocar de parte valores mais reduzidos, que não tenham implicação no pagamento das suas despesas do mês e, à medida que se for sentido mais confortável com a sua situação financeira, comece a aumentar os valores. 
 
 
Por fim, para garantir que não tem surpresas indesejadas ao fim do mês, assim como para aliviar algumas preocupações comuns nesta nova etapa, considere fazer um planeamento mensal onde considera todas as suas despesas e os rendimentos disponíveis. Verá que se sentirá mais confortável e tomará decisões mais conscientes. 
 
 
Comprar uma casa pode ser um sonho tornado realidade e é por isso fundamental que permaneça, financeiramente, capaz de a manter e assim crescer com ela.  

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

siga-esta-lista-se-esta-a-pensar-comprar-casa-large

SEGURO CASA

Segure a sua casa com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

COBERTURAS DO SEGURO DA CASA QUE VÃO ALÉM DAS QUATRO PAREDES

Saber mais