PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como viajar com crianças no carro em segurança: do nascimento à pré-adolescência

Os acidentes rodoviários são umas das principais causas de morte entre crianças e adolescentes, a nível mundial.
Estas mortes podem ser evitadas com a utilização de sistemas de retenção (cadeiras e bancos elevatórios). Um estudo revelou que o uso de cadeira no carro reduz o risco de ferimentos graves e morte em crianças.

Antes de comprar a cadeira para viajar com os seus filhos em segurança, deve ter em conta a altura, o peso e a idade deles. De seguida, indicamos-lhe qual é a cadeira adequada para o seu filho.

 

Cadeiras para crianças desde o nascimento até aos 12 meses


Estas crianças são particularmente vulneráveis, pelo que devem ser colocadas em cadeiras viradas para trás, nos bancos traseiros do carro. A cadeira mais indicada para elas é a conhecida popularmente por "ovinho".

Até atingir um peso de 13 kg, ou 75 cm de altura ou 75 cm de altura e o cinto do carro estar à altura do seu ombro, a criança não deve mudar para uma cadeira maior. Estas cadeiras não devem ser instaladas no lugar da frente, principalmente se o airbag frontal estiver ativo.

 

Cadeiras para crianças desde os 12 meses até aos 4 anos


A partir desta idade existem muitos modelos de cadeirinhas: cadeira 0-18 kg, 9-19 kg, 9-25 kg, ou até aos 105 cm. O mais importante é que a criança continue a ser transportada nos bancos traseiros do carro, numa cadeirinha voltada para trás e, sempre que possível, até aos 3 ou 4 anos.

Antes dos 18 meses ou 2 anos, a criança nunca deve viajar virada para a frente. Os modelos que estão homologados de costas até aos 13 kg (como por exemplo os 0-18 kg) permitem transportar a criança de costas até aos 18 meses ou 2 anos. Não se preocupe caso os pés das crianças façam pressão no banco, pois isso não irá prejudicá-las.

 

Cadeiras para crianças desde os 4/5 anos até aos 8 anos


A partir dos 4 ou 5 anos de idade, com pelo menos 15 kg de peso e uma altura máxima de 135 cm, as crianças podem viajar numa cadeirinha voltada para a frente, desde que esta esteja devidamente homologada. A criança deve sentar-se bem encostada atrás, e o encosto de cabeça da cadeira deve estar regulado à altura correta. O cinto de segurança deve ficar bem justo e nunca torcido.

Nos modelos com costas destacáveis, estas não devem ser retiradas antes dos 8 ou 9 anos. Aumentam o conforto, pois apoiam a cabeça e o tronco quando a criança adormece, mas também a segurança em caso de embates laterais. De preferência, e se possível, devem ser usadas sempre e até a criança ter altura para usar apenas o cinto de segurança.

 

Cadeiras para crianças com mais de 9 anos


A partir dos 9 anos, as crianças podem começar a sentar-se viradas para a frente num banco elevatório, caso o carro em questão tenha encostos de cabeça nos lugares de trás. No entanto, se a cadeira não os incomodar, os mais novos podem continuar a utilizá-la.

É obrigatório usar, pelo menos, um banco elevatório até aos 12 anos ou 1,35 m de altura, mas dependendo do veículo e da criança poderá ser conveniente utilizá-lo até um pouco mais tarde. A utilização do banco elevatório não é aconselhável em carros sem encosto de cabeça nos lugares de trás. A criança nunca deve pôr o cinto por baixo do braço, pois corre risco de lesões muito graves ou fatais em órgãos como o fígado ou o baço (hemorragia interna).

 

Mais vale prevenir do que remediar


O uso de um sistema de retenção é fundamental para garantir a segurança dos seus filhos. Contudo, deve certificar-se de que está instalado corretamente. Estima-se que 31,3% dos pais utilizam erradamente os sistemas de retenção, devido essencialmente à falta de informação.

A cadeira tem de estar aprovada pelas normas internacionais em vigor. Procure a etiqueta "E" e verifique que o número de homologação começa por 04 (se homologada pelo Regulamento R44) ou 00 (se homologada pelo Regulamento R129, I-size).A etiqueta dá ainda informações sobre o tipo de cadeira (Universal / Semiuniversal / Específica), o intervalo de pesos (R44) ou estatura (R129, I-size) a que se destina e o tipo de instalação (Cinto / Isofix). As cadeiras I-size possuem exclusivamente o sistema Isofix.

A cadeira só está bem instalada se estiver bem fixa e se a cabeça da criança não estiver mais alta do que as costas da cadeira. Não se esqueça também de verificar sempre se o cinto está bem colocado. Se tiver dúvidas em relação à instalação da cadeira ou banco, peça uma demonstração.

Depois de instalar a cadeira ou o banco elevatório, falta-lhe apenas um passo adicional para aumentar a proteção da sua família: contratar um seguro automóvel com coberturas adequadas de proteção de ocupantes. Contacte um profissional e conheça todas as vantagens do Seguro Auto da Tranquilidade.


SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

CARTA POR PONTOS: COMO SE PERDEM E GANHAM PONTOS?

Saber mais