PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como falar aos seus filhos sobre as alterações climáticas

As alterações climáticas são inegáveis e já não são tabu. Há cada vez mais notícias sobre desastres naturais resultantes do aquecimento global e conversas nas redes sociais em torno de hashtags relacionados com as alterações climáticas, como #greveclimaticaestudantil e #greveclimatica. Portanto, não há dúvida de que a consciência ecológica e as preocupações com os problemas ambientais têm vindo a aumentar nos últimos anos – e isto pode causar alguma ansiedade em jovens e crianças relativamente ao futuro do planeta. 

Fale com os seus filhos sobre o meio-ambiente e alterações climáticas 

 
De acordo com um inquérito realizado a psiquiatras especializados na infância e na adolescência, 57% dos inquiridos referem que trabalham com jovens preocupados com a crise climática. Um estudo da Universidade de Lisboa comprova a mesma situação nos adolescentes e jovens universitários. 

Se a questão climática estiver a causar ansiedade aos seus filhos, experimente falar-lhes das iniciativas positivas que estão a ser tomadas em todo o mundo para limitar – e em alguns casos até inverter – o impacto das alterações climáticas. 

Explique-lhes, por exemplo, que já são 124 os países que se comprometeram a alcançar a neutralidade de carbono até 2050, entre eles Portugal

O Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente e da Ação Climática português, lançou o concurso “Descarbonização dos Transportes Públicos”, num investimento de 48 milhões de euros para apoiar a compra de novos autocarros movidos a eletricidade ou a hidrogénio para as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. 

Cidade ecologicamente responsável e Capital Verde Europeia 2020, Lisboa está preparada para cumprir as metas com que se comprometeu com a assinatura do Pacto Global de Autarcas para o Clima e Energia. Medidas como diminuição das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) em 40% até 2030. 

É importante falar com os filhos sobre as alterações climáticas para que percebam os impactos que provocam e para aprenderem a agir a favor do planeta. Ajude os seus filhos a compreenderem o que está a acontecer no mundo, explicando alguns dos conceitos-chave desta realidade e dando ideias sobre como juntos, e em família, se pode fazer a diferença. 

Para isso, preparámos um breve guia focado em três princípios:  

1. Explicar o que são as alterações climáticas  
2. Como inspirar as mentes jovens 
3. Como tomar medidas em família  

1. Explicar o que são as alterações climáticas  

Simplifique a ciência, respondendo com exatidão às perguntas dos seus filhos e descomplicando os conceitos.   

O que são as alterações climáticas?    
Quando falamos sobre as alterações climáticas, estamos a referir-nos a um aumento das temperaturas e a uma mudança nos padrões meteorológicos. Estas transformações sempre aconteceram ao longo do tempo. 

Porém, neste momento, ocorrem muito mais depressa do que em qualquer outro momento da história da Terra. As alterações climáticas estão a causar eventos meteorológicos extremos e desastres naturais, como inundações, secas, tempestades e escassez de alimentos.  

O que é o aquecimento global?    
É o processo de aquecimento da Terra em resultado das alterações climáticas. O aquecimento global está a provocar a subida do nível do mar porque, à medida que as temperaturas sobem, o gelo dos glaciares e das calotes polares derrete, aumentando a quantidade de água nos oceanos.   

Já são 124 os países que se comprometeram a alcançar a neutralidade de carbono até 2050, entre eles Portugal.


O que são combustíveis fósseis?    
Os combustíveis fósseis incluem o petróleo e o carvão. São denominados combustíveis fósseis porque – tal como os fósseis – são compostos pelos restos de plantas e animais que viveram há milhões de anos. Ao longo do tempo, a pressão fez com que estes se transformassem lentamente em matérias combustíveis. 

A maior parte da energia do mundo é produzida pela combustão destas matérias. Porém, cada vez mais se procura utilizar fontes de energia renováveis – como a energia eólica e solar.   

O que é a sopa de plástico?    
Quando garrafas, talheres descartáveis e outros artigos de uso único são descartados descontroladamente, acabam por ir parar ao oceano. Isto pode causar danos aos animais marinhos, como as tartarugas, as baleias e os golfinhos, que comem o plástico ou ficam presos no meio de lixo. 

O que é a pegada de carbono?    
Algumas atividades humanas – tais como a queima de combustíveis fósseis e a emissão de gases com efeito de estufa – podem fazer com que a atmosfera da Terra retenha cada vez mais calor, provocando alterações climáticas. 

A pegada de carbono de uma pessoa é a quantidade de dióxido de carbono libertado para a atmosfera devido ao seu comportamento individual.   

O que significa ser neutro em carbono?    
Quando a quantidade de dióxido de carbono libertado para a atmosfera devido a uma determinada atividade é compensada pela quantidade de carbono removida, podemos dizer que essa atividade é neutra em carbono. 

As atividades de compensação das emissões de carbono podem incluir iniciativas ecológicas – como a plantação de árvores e a construção de painéis solares – que reduzem o impacto do dióxido de carbono no ambiente e proporcionam fontes alternativas de energia.   

O que causa a extinção dos animais?    
A extinção é causada, principalmente, pela perda dos habitats naturais. Quando uma área deixa de suportar as plantas e animais que aí crescem ou vivem, as espécies ficam ameaçadas ou em perigo de extinção. As alterações climáticas são uma das principais causas da perda de habitats.  

2. Inspirar as mentes jovens 

Partilhe notícias positivas que mostram o que pode acontecer quando as pessoas implementam ações para reagir a algumas das realidades discutidas acima.  

Proteger os animais da extinção –  48 espécies de aves e animais, entre os quais se inclui o lince ibérico, o condor da Califórnia e o javali-anão, encontram-se agora protegidas como resultado de um acordo global para aumentar os esforços de conservação. 

Poupança de energia – 834 cidades de todo o mundo têm metas de energia renovável. Em vez de obterem a sua energia através de combustíveis fósseis, serão cada vez mais alimentadas por energia proveniente de painéis solares, parques eólicos e centrais geotérmicas. 

Seguro Bicicleta e Trotinete

Ande em segurança e desfrute do passeio. Conte com uma proteção personalizada e assistência especial.

Seguro bicicleta trotinete

Plástico fantástico – 612,000 garrafas de plástico foram utilizadas para construir a primeira casa do mundo feita de plástico reciclado. Desde então, casas feitas de resíduos plásticos estão a ser construídas em todo o mundo.  

3. Tomar medidas em família  

Todas as atitudes que ajudem a promover a redução da pegada de carbono são úteis. E mesmo as mais pequenas alterações ao estilo de vida podem fazê-lo. Eis algumas ideias:

Poupar energia todos os dias – Reduzir a quantidade de energia que utilizam em casa pode reduzir a pegada de carbono da família. Habitue os seus filhos a desligar as luzes ao sair de uma divisão, a não deixar a televisão ou o computador ligados durante a noite e a fechar as portas no inverno para conservar o calor em casa.  

Reciclar e reutilizar – Em família, reutilizem artigos em vez de os deitar fora – uma embalagem de leite pode ser transformada num viveiro de plantas – e reciclem tudo o que puderem. Em vez de comprar roupas novas das marcas em voga, que utilizam muita energia na sua produção, porque não investir em peças em segunda mão?  

 

Quando falamos sobre as alterações climáticas, estamos a referir-nos a um aumento das temperaturas e a uma mudança nos padrões meteorológicos. 

Recolher o lixo na rua – Recolher o lixo e eliminá-lo responsavelmente pode ajudar a impedir que o plástico descartado chegue aos mares e oceanos. Ao visitar um parque ou uma praia, passe algum tempo a recolher o lixo para que possa ser processado convenientemente. 

Plantar uma árvore – As árvores transformam o dióxido de carbono em oxigénio e, por isso, têm um papel extremamente importante na redução do impacto das alterações climáticas. Sugira aos seus filhos plantarem uma árvore em conjunto ou fazerem um donativo a uma organização dedicada à plantação de árvores, com o dinheiro da semanada por exemplo. 

Espalhar a palavra – Inspirem os amigos e os colegas a proteger o ambiente, através do exemplo, falando sobre como estão a contribuir para fazer a diferença. Porque não sugerir à escola que adote algumas iniciativas ecológicas, como a reciclagem de livros antigos ou plantar uma árvore no recreio? 

Pequenas deslocações? A pé ou de bicicleta! – Descubram modos de transporte mais ecológicos e utilizem automóveis elétricos e transportes públicos sempre que possível. 

Há melhor maneira de ensinar os filhos do que através do exemplo? Nas deslocações mais curtas e nos passeios de fim de semana com os filhos, andem de bicicleta – um meio de transporte “verde”, sustentável e divertido! 

Ande em segurança e desfrute dos passeios a duas rodas com o Seguro Bicicleta e Trotinete da Tranquilidade, que garante os danos que possa causar a outros veículos ou pessoas e pode também incluir proteção do condutor e dos danos ou roubo da sua bicicleta ou trotinete elétrica. 

SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR
saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento