PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como estar preparado para um corte de energia?

Embora seja raro haver um corte de energia total hoje em dia, vale a pena ter um plano para a eventualidade de haver uma falha elétrica geral. 

O que precisa de ter em casa se falhar a eletricidade? Como manter a sua casa protegida do frio se a interrupção for longa? Que alternativas pode utilizar para cozinhar sem eletricidade? 

Veja as nossas recomendações de segurança em caso de corte de energia ou emergência semelhante. Mas lembre-se: a primeira coisa que deve fazer quando a luz falta em casa é ver se o corte é geral ou apenas em sua casa. No caso de ser geral ou de não conseguir identificar a causa da falha de energia, ou se não a conseguir resolver sem ajuda, contacte o seu distribuidor e reporte a situação. 

Artigos essenciais a ter à mão para a eventualidade de um corte de energia 

Uma lanterna e velas  

Irá necessitar de uma fonte de luz independente da rede elétrica. Uma lanterna ajudará a ver dentro de casa, se a falha elétrica for à noite ou se prolongar pela noite fora. 

Algumas lanternas vêm com duas fontes de luz: uma dirigida para a frente e outra para o lado. Podem ainda incluir uma alça que permite pendurá-las ao ombro, para que as mãos fiquem livres. Compre uma lanterna de forma retangular, para que também possa pousá-la sobre qualquer superfície. 

As velas também podem ser úteis para dar mais luz a uma sala, mas tenha o cuidado de não as colocar junto a qualquer objeto inflamável e não as deixe acesas sem vigilância.  

✔️ Dica: Com uma lanterna recarregável por manivela, não dependerá de pilhas ou baterias externas.   

Alimentos não perecíveis e água 

Se ocorrer uma falha de energia por um período de tempo prolongado, terá de recorrer a alimentos não perecíveis que se possam conservar mesmo quando o frigorífico não funciona. 

Tenha na despensa uma boa variedade de alimentos não perecíveis. Tenha também água engarrafada. Se viver num prédio, o bombeamento da água para os andares mais altos pode ser afetado durante uma falha elétrica prolongada. 

✔️ Dica: Os alimentos não perecíveis recomendados incluem peixe, carne e fruta em conserva, alimentos pré-cozinhados enlatados, barras energéticas, tostas, mel, leite em pó e água. 

Kit de primeiros socorros 

Quando há um corte de energia, sobretudo se for inesperado, corre-se o risco de esbarrar em objetos ou sofrer uma queda. Certifique-se de que tem um kit de primeiros socorros de emergência em casa.  

✔️ Dica: Luvas de látex, gaze esterilizada, tesoura cirúrgica, solução antisséptica e pensos rápidos de diversos tamanhos são artigos essenciais num kit de primeiros socorros básico. 

Diferentes tipos de pilhas 

Muitos dispositivos domésticos funcionam também a pilhas. Se tiver pilhas em casa, poderá continuar a usar os diferentes tipos de equipamentos que também utilizam esta fonte de energia.  

✔️ Dica: Procure ter em casa um carregamento extra dos diferentes tipos e tamanhos de pilhas que os seus equipamentos precisam. 

Ventoinha a pilhas 

Já uma falha elétrica nos meses quentes de verão pode afetar a sua capacidade de manter o ambiente fresco. As ventoinhas acionadas a pilhas podem ajudá-lo a si, e à sua família, a enfrentar o calor. 

✔️ Dica: Certifique-se de que a ventoinha está limpa e sem pó. O peso da poeira, por irrelevante que possa parecer, compromete o desempenho da ventoinha e a qualidade do ar. 

Cobertores e roupa quente 

Um corte de energia durante os meses de inverno representa um desafio adicional, uma vez que este também pode afetar o seu sistema de aquecimento. Cobertores e roupas quentes irão ajudar a lutar contra o frio. 

✔️ Dica: Nunca use o forno ou o fogão a gás para aquecer o ambiente!

Baterias portáteis e um gerador   

Um gerador garante que continuará a ter eletricidade durante várias horas no caso de uma falha total da rede. 

Opte por geradores portáteis, que não requerem instalação profissional – estes serão muito úteis em modo de "sobrevivência"! O preço varia entre os 200 euros para os modelos mais básicos e os 2400 euros para os modelos com mais funcionalidades. 

Por outro lado, as baterias portáteis ou externas, como carregadores externos, permitir-lhe-ão algumas horas de energia extra para alguns dispositivos importantes, como o telemóvel. Mantenha estes equipamentos sempre carregados, já que as falhas elétricas normalmente ocorrem sem qualquer aviso.  

✔️ Dica: Mantenha os geradores no exterior de casa e afastados das janelas. 

Combustível de emergência 

No caso de um corte de energia mais prolongado, as estações de serviço poderão não funcionar normalmente. Assim, um pequeno jerricã com combustível pode ser útil se precisar de utilizar um veículo.   

✔️ Dica: Armazene o combustível num local seguro devido ao risco de incêndio. 

Dicas úteis durante um corte de energia   

É provável que já tenha sofrido um corte de energia em sua casa. Nessa situação, uma lanterna e alguma paciência são mais do que suficientes até que os técnicos reponham o fornecimento elétrico. 

Tenha na despensa uma boa variedade de alimentos não perecíveis e água engarrafada. Se viver num prédio, o bombeamento da água para os andares mais altos pode ser afetado durante uma falha elétrica prolongada.

No entanto, num corte de energia mais prolongado, há que ter alguns cuidados: 

✔️ Mantenha o frigorífico e o congelador fechados. Evite abrir as portas do frigorífico e do congelador mais do que o estritamente necessário, para que o frio se conserve. Desse modo, os alimentos e/ou medicamentos lá guardados vão manter-se a uma temperatura mais adequada, durante mais tempo. 

✔️ Poupe a bateria do seu telemóvel o mais que puder. Prolongue a duração da bateria do seu telemóvel pondo-o em modo de "baixo consumo" e utilize-o apenas quando for estritamente necessário. Tenha à mão power banks para carregar o telemóvel. 

✔️ Pense em atividades que não requerem o uso de eletricidade. Quem sabe quanto tempo durará o corte de energia? Alguns livros, jogos de tabuleiro ou equipamento para fazer exercício físico em casa podem ser muito úteis para ajudar a passar o tempo. 

✔️ Desligue da corrente aparelhos elétricos e eletrónicos. Deste modo, evitará danos resultantes do ressurgimento súbito da energia elétrica. 

Por vezes, os cortes súbitos ou prolongados de energia elétrica causam danos em alguns equipamentos elétricos. Nesses casos, além do inconveniente de ter de estar à espera que a luz seja reposta, pode ter de enfrentar despesas para consertar quaisquer avarias causadas. O Seguro Casa da Tranquilidade possui uma cobertura de Riscos Elétricos que garante os danos sofridos em equipamento por motivos elétricos. Se a luz falhar, relaxe e aguarde tranquilamente, sabendo-se bem protegido. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento