PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Como combater a solidão em qualquer idade

Apesar de vivermos numa época em que estamos mais ligados do que nunca, os casos de solidão em todas as faixas etárias são surpreendentemente elevados. Em 2019, um estudo da Comissão Europeia constatou que 7% dos adultos europeus se sentem sozinhos, cerca de 35 milhões de pessoas.
 
 
 

A solidão não escolhe idades

A maioria das pessoas associa a solidão aos seniores e, de facto, segundo o SNS24, o sentimento de solidão aumenta com a idade. Contudo, os jovens não escapam a esta realidade: de acordo com um estudo sobre a solidão em Portugal, realizado durante a pandemia Covid-19, 6 em cada 10 pessoas sentem-se infelizes sozinhas e o número aumenta para 7 em 10 entre os 16 e os 25 anos.
 
Procure enfrentar e combater os sentimentos negativos que a solidão pode trazer. Neste artigo, partilhamos consigo 10 dicas que podem ajudar a melhorar os seus dias.
 
 

1. Faça o download de uma app de meditação

 
Há muitas apps destinadas a combater os pensamentos negativos - meditar pode distrair a sua mente e ajudá-lo a focar-se no presente com mais otimismo. Calm e Headspace são duas apps de referência, com meditações guiadas, que pode experimentar utilizar.
 

2. Ouça podcasts

 
Ouvir um podcast enquanto está a fazer tarefas monótonas do dia a dia ou quando está a deslocar-se entre os diferentes sítios onde tem de ir, pode fazer-lhe companhia. Existem muitos podcasts que se debruçam sobre temas como o combate a sentimentos de solidão, luto, fracasso ou sensação de se estar a perder a energia criativa. Se preferir, pode ainda escolher podcasts mais técnicos ou de temas em que tem curiosidade em saber mais.
 

3. Junte-se a um grupo virtual

 
Descubra um novo passatempo, ou volte a um antigo, no conforto do seu sofá. Pode juntar-se a um grupo virtual de tricô ou de pintura, ou a aulas virtuais de cozinha e clubes de leitura. Atualmente, há grupos virtuais de praticamente tudo. É só procurar e escolher o que mais lhe agradar.
 

4. Use fóruns e redes sociais

 
Existem muitos meios online (como o Facebook, Reddit, Quora) para interagir virtualmente. Encontrar pessoas com quem sente afinidades, ou com quem debater assuntos do seu interesse, são duas vantagens imediatas.
 

5. Faça exercício online

 
A atividade física é importante para a saúde mental. Atualmente, existe uma variada oferta de aulas virtuais, individuais e em grupo, proporcionadas por ginásios, que pode realizar no horário mais conveniente. Há ainda imensos vídeos gratuitos online com atividades físicas divertidas, como aprender uma nova dança.
 

6. Inscreva-se num projeto de voluntariado

 
Esta é uma maneira de ocupar o seu tempo de forma generosa e solidária, mas também de conhecer pessoas com os mesmos valores e viver experiências emocionais compensadoras. Portugal Voluntário é uma entre as várias iniciativas que existem, abrangendo vários tipos de voluntariado.
 
Escolha uma causa com significado para si - o importante é sentir-se comprometido com o tempo que vai dedicar aos outros.
 

7. Adote um animal de estimação

 
Por que não adotar um animal de estimação, se tiver as condições adequadas para tal? Um animal é uma fantástica fonte de amor e companhia. Se adotar um cão, nos seus passeios ao ar livre, pode interagir com outros donos e ainda fazer exercício. Em Portugal, existem várias plataformas para adoção e resgate de animais de estimação, como por exemplo a Petify.
 

8. Passeie muito

 
Caminhe, tome um café, saia de casa. Por que não ser turista na sua própria cidade? Já pensou pelo que procuram os turistas no sítio onde vive? Faça um roteiro dos principais pontos da sua cidade, vila ou aldeia, e experiencie o passeio como uma pessoa de fora. Este programa vai melhorar a sua disposição e até abrir a possibilidade de conhecer outras pessoas.
 

9. Não se compare com os outros

 
Cada pessoa é um mundo. Evite percorrer as redes sociais a pensar naquilo que os outros têm e no que lhe falta a si. Não se compare e valorize todo o bem que a sua vida lhe proporciona. E lembre-se: não há vidas perfeitas, mas é sempre possível melhorar.
 

10. Lembre-se de que não está sozinho no mundo

 
Não é a única pessoa a sentir-se assim, nem deve sentir nenhum peso por isso. Contudo, se sente ansiedade ou depressão a maior parte do tempo, e isso está a ter um impacto negativo recorrente na sua vida, recorra a um profissional de saúde para obter aconselhamento médico e ajudá-lo a ultrapassar esta fase.
 
 
Quem vive sozinho tem ainda problemas mais práticos que se tornam complicados sem a ajuda de outros. Se estiver nessa situação, saiba que pode contar com o Seguro Casa da Tranquilidade, que além das coberturas habituais de riscos, pode permitir-lhe o acesso a várias assistências importantes como o envio de profissionais ao domicílio para resolver problemas domésticos, reparação de eletrodomésticos ou fugas de água, assistência a animais de estimação, organização de mudanças e garantias médico-sanitárias.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

siga-esta-lista-se-esta-a-pensar-comprar-casa-large

SEGURO CASA

Segure a sua casa com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

COBERTURAS DO SEGURO DA CASA QUE VÃO ALÉM DAS QUATRO PAREDES

Saber mais