PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Comida para o seu animal de estimação tão saudável quanto a sua

Sabe o que compõe a ração que dá ao seu animal de estimação? O aumento da oferta de petiscos veganos para cães, rações sem glúten para gatos, e outras sugestões, pode tornar confuso saber o que é melhor para os nossos animais de estimação. Neste artigo, analisamos estas novas tendências alimentares e oferecemos algumas dicas fáceis que podem ajudar a preparar, em casa, comida saudável e nutritiva para os seus animais. 

Sem carne? 

Embora as dietas vegana e vegetariana sejam cada vez mais populares, habitualmente não contêm os nutrientes suficientes para os cães e os gatos. Neste artigo, a Associação Vegetariana Portuguesa esclarece o seu ponto de vista, tanto em relação às necessidades nutritivas dos cães e dos gatos, como em relação à opção por uma dieta vegana ou vegetariana. 

Se está a considerar trocar as latas de comida por comida caseira, tenha em mente que a carne crua pode ser perigosa devido à presença de bactérias. Procure garantir que esta está bem cozinhada e contemple uma dieta equilibrada com uma combinação de proteínas, hidratos de carbono e gordura. 

 

Qual o tamanho das porções? 

O tipo de dieta e o tamanho das porções dependerão da raça do animal e da sua atividade, por isso, se não tiver a certeza, o melhor é aconselhar-se com um veterinário. Dado que os gatos são carnívoros e os cães omnívoros, as necessidades nutricionais destas duas espécies são diferentes. Assim, a dieta do gato deve ser mais rica em proteínas e carnes do que a dos cães. Porém, apesar disso, os gatos também podem comer cereais e vegetais. Para ambas espécies, a carne, o peixe e os ovos são boas fontes de nutrição, assim como vegetais de folha verde e legumes como a batata, a abóbora e as leguminosas. 

Os vegetais crus devem ser primeiro reduzidos a puré e alguns cereais podem causar inflamação, por isso, tente introduzi-los pouco a pouco. Tenha cuidado com os restos da comida que confeciona para si, pois podem conter demasiado sal ou ser demasiado ricos em proteínas, embora um pedaço de frango cozido seja aceitável como petisco ocasional. 

Cozinhar para o seu animal de estimação  

Se está a pensar preparar em casa a comida do seu animal, comece com uma combinação de carne, vegetais e hidratos de carbono integrais para os cães. Pode ser, por exemplo, um prato de carne de peru picada, arroz integral, espinafres e curgete cozidos. No caso dos gatos, o melhor é compor uma mistura de proteínas de carne, hidratos de carbono, fibras e gordura. Com salmão, ervilhas, batata-doce cozida, e uma pequena porção de óleo de peixe poderá preparar um prato saboroso e nutritivo para o seu gato! A adição de suplementos vitamínicos ou de cálcio também pode ser uma boa ideia, e contemple substituir as recompensas como biscoitos processados por pequenas porções de carne magra ou vegetais. 

O que deve evitar 

 

Tenha cuidado com os restos da comida que confeciona para si, pois podem conter demasiado sal ou ser demasiado ricos em proteínas.


Por fim, saiba que determinados alimentos podem ser tóxicos ou venenosos para animais de estimação tais como gatos e cães, e evite dar aos seus amigos patudos os seguintes alimentos:   

  • Chocolate 
  • Uvas  
  • Carne crua ou mal cozinhada  
  • Cebola  
  • Produtos que contêm cafeína  
  • Alho  
  • Uvas passas ou sultanas     

Quer decida ou não alterar a alimentação do seu animal de estimação, garanta que ele terá um acompanhamento médico adequado para se certificar de que a nova dieta é bem tolerada e eficaz. O Seguro Cães e Gatos da Tranquilidade abrange também a componente saúde, não exclui qualquer doença em função da idade do animal, e pode incluir o tratamento em ambulatório, internamento e cirurgia. 


SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento