PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

As pragas domésticas mais comuns e como lidar com elas

Quase todas as casas sofrem, em algum momento, de um problema de pragas domésticas, que pode ser difícil de resolver. Os tipos de pragas variam conforme o país, mas há alguns que aparecem na grande parte dos lugares. Eis algumas das pragas mais comuns e o que fazer com elas:
 
  • Roedores
O seu tamanho considerável significa que não são muito difíceis de eliminar. Em primeiro lugar, coloque armadilhas ao redor da casa. Opte pelas armadilhas menos cruéis e coloque-as em áreas quentes e escuras: atrás de aparelhos, junto às paredes ou em qualquer lugar onde tenha notado a sua passagem. Garanta que estas armadilhas estão fora do alcance das crianças. Se elas não funcionarem, deverá chamar o controlo de pragas para resolver a situação rápida e eficazmente.
 
  • Vespas
Quando as vespas constroem ninhos dentro de casa podem ser perigosas e é preciso lidar com elas rapidamente. Os lugares habituais dos ninhos são os sótãos e as cavidades nas paredes. Se notar que as vespas vêm de uma parede em específico, pode ter aí um ninho instalado e em crescimento.
 
Há alguns anos, a espécie vespa velutina (vespa asiática) entrou em Portugal pelo Norte, estando hoje presente em todo o país. Esta espécie representa um perigo, principalmente para a apicultura, pois é uma espécie carnívora que se alimenta das abelhas. No entanto, quando sente o ninho em perigo, torna-se agressiva para os seres humanos. É obrigatório comunicar a sua presença (individual ou ninho) às autoridades competentes (Stop Vespa). Não tente destruir o ninho pois é perigoso. Em vez disso, contacte uma empresa local de controlo de pragas, especificando do que se trata.
 
  • Percevejos
Os percevejos são pequenos insetos castanhos que vivem do sangue humano ou animal. Não criam ninhos e vivem em grupo, em locais escondidos: colchões, almofadas, estrados das camas, rodapés, dobras de cortinas, etc. A maioria das picadas de percevejos são indolores no início e, ao contrário das pulgas, visam qualquer área da pele que fique exposta durante o sono. 
 
Tenha cuidado no regresso a casa após um período de férias porque as camas dos hotéis e alojamentos podem ter percevejos que passaram para a bagagem. 
 
Se suspeitar que tem percevejos em casa, tire toda a roupa de cama e procure-os. Quando os encontrar, comece uma grande limpeza. Lave tudo em água quente, incluindo cortinas, toalhas e lençóis. Esfregue e limpe o colchão, aspire em torno da cama, arrume tudo e coloque uma capa no colchão.
 
  • Baratas
Infelizmente, as casas são o habitat ideal para as baratas, que são particularmente atraídas pela comida. Para prevenir esse problema, deve manter a sua casa limpa, arrumada e sem restos de comida ou migalhas. Uma vez que as baratas podem transmitir doenças como a E.Coli, é importante livrarmo-nos delas rapidamente. 
 
Se tiver o azar de as encontrar, comece por limpar a fundo a sua casa, removendo qualquer lixo onde se possam instalar. Vede pontos de entrada, como orifícios nas janelas ou nas paredes, e use produtos específicos. Se nada disto resultar, chame um profissional.
 
  • Formigas
As formigas surgem dentro de casa quando encontram uma boa fonte de alimento. Assim, a maneira mais fácil de resolver este problema é não ter alimentos expostos. Em seguida, pode aplicar um spray anti-formigas natural, limpando as suas superfícies com uma mistura caseira de vinagre e água na mesma proporção. Bloqueie os pontos de entrada e experimente polvilhar pó de talco à volta das portas, pois funciona como dissuasor. Se nada disto funcionar, pode ser necessário comprar um produto específico.
 
  • Térmitas
Embora não sejam perigosas para as pessoas, as térmitas podem criar o caos em casa, destruindo móveis, livros e qualquer material de madeira. A primeira coisa a fazer é identificar o tipo de térmitas, sendo que as mais habituais são as subterrâneas e as de madeira seca. As subterrâneas fazem ninho no solo da sua casa e são mais difíceis de eliminar.
 
A ajuda profissional é muitas vezes necessária, mas pode tentar truques caseiros. Experimente remover a lenha, vedar aberturas em janelas e portas, e usar armadilhas, como as de cartão.
 
Os recursos domésticos nem sempre são suficientes e às vezes só se deteta uma infestação quando já há muitos estragos. Neste caso, é essencial que entrem em ação os profissionais, antes que piore.
 
 
 
Na maior parte das vezes, estes habitantes "indesejados" não causam grandes problemas, mas há situações em que a sua presença pode causar danos maiores. A melhor maneira de se precaver é ter um Seguro Casa como o da Tranquilidade, que pode enviar técnicos de remoção de pragas a sua casa, uma vez por ano e sem custo de deslocação, e assim permitir-lhe proteger o recheio do seu lar.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

siga-esta-lista-se-esta-a-pensar-comprar-casa-large

SEGURO CASA

Segure a sua casa com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

COBERTURAS DO SEGURO DA CASA QUE VÃO ALÉM DAS QUATRO PAREDES

Saber mais