PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Precisa de ajuda para pagar a renda de casa? Veja estas dicas

As suas finanças sofreram impacto devido à pandemia? A redução dos rendimentos pode afetar todos os aspetos da sua vida – incluindo a sua capacidade de pagar a renda de casa. É sempre possível ajustar o seu orçamento para dar um impulso temporário à categoria “mensalidade da casa”. 

Em Portugal, no ano 2020, os portugueses gastaram 20,3% do orçamento familiar na casa, eletricidade, gás e outros combustíveis, o que está abaixo da média da União Europeia (25,7%).

Contudo, se está com problemas financeiros a longo prazo, este pode ser o momento para descobrir uma ajuda para pagar a renda de casa. 

Felizmente, há muita ajuda disponível, se souber onde procurar! Desde encontrar uma segunda fonte de rendimento até ao apoio prestado por várias entidades, eis algumas sugestões.  

Planeie todas as despesas, incluindo a renda de casa  


A melhor maneira de manter a sua renda em dia é preparar-se para qualquer situação. Neste caso, isso significa pôr algum dinheiro de lado como segurança. Significa ainda não gastar grande parte do seu rendimento mensal na renda de casa. 

De acordo com o Eurostat, em Portugal, no ano 2020, os portugueses gastaram 20,3% do orçamento familiar na casa, eletricidade, gás e outros combustíveis, o que está abaixo da média da União Europeia (25,7%)

Não se esqueça também de ter em consideração, no seu orçamento, outros custos essenciais como os impostos, a alimentação e os seguros contratados. 

Encontre fontes de rendimento extra que possam ser uma ajuda para pagar a renda 


O seu trabalho ou estudos deixam-lhe algum tempo livre? Se sim, antes de mais, releia o seu contrato de trabalho e confirme se este determina um compromisso de exclusividade. 

"A acumulação de dois empregos está legalmente prevista e é uma decisão exclusiva do trabalhador", conforme refere Américo Oliveira Fragoso, especialista em Direito Laboral. No entanto, contratualmente, a entidade empregadora pode solicitar exclusividade por parte do trabalhador. Este regime de exclusividade tem de ser aceite pelas duas partes envolvidas no contrato (entidade empregadora e colaborador). 

Assim, é fundamental ter a certeza de que o vínculo contratual não exige exclusividade, para que não cometa uma ilegalidade ao aceitar um segundo emprego. 

Tente encontrar uma fonte extra de rendimento que possa ajudar a ultrapassar esta fase difícil. Alguns exemplos são:    

  • Ensinar algo (já pensou ensinar a tocar um instrumento ou em dar explicações?) 
  • Trabalhar algumas horas na Glovo ou no Uber Eats 
  • Vender roupa que já não quer em websites como a Pegada Verde ou a Vinted 
  • Alugar o seu quarto ou casa através do Airbnb, mudando-se durante alguns dias para a casa de um amigo ou familiar 
  • Responder a inquéritos online  

Fale com o seu senhorio acerca da renda de casa 


Se ainda estiver com dificuldades em conseguir o dinheiro para pagar a renda de casa, converse com o seu senhorio sobre o assunto e discuta um plano de pagamento. Poderá até descobrir que o seu senhorio está disposto a dar uma ajuda para pagar a renda. Por exemplo, reduzindo temporariamente o montante, mediante a promessa de que o compensará mais tarde. 

Seguro de Arrendamento Acessível

- Maior segurança para o inquilino com indemnização
- Garantia de pagamento da renda por morte ou quando o inquilino estiver incapacitado para trabalhar
- Cobertura opcional contra danos provocados na habitação (substituindo a caução)
- Preço acessível que depende do valor da renda
Duas chaves prateadas com um porta-chaves em forma de casa verde

Elabore um plano e mostre-lhe os seus cálculos orçamentais (pode usar apps como a Boonzi ou o Moni) e explique-lhe como planeia pagar a renda no futuro. Procure também explicar que este é apenas um problema temporário!  

Conheça os seus direitos  


Antes de conversar com o senhorio, certifique-se de que compreende bem os seus direitos enquanto arrendatário. Leia o contrato de arrendamento e determine o período de pré-aviso e quaisquer outros detalhes, verificando a sua legalidade. 

Poderá também perceber se subarrendar pode ser uma opção ou se isso pode impedir eventuais apoios governamentais a que se possa candidatar.  

Procure ajuda para pagar a renda em serviços de apoio locais ou nacionais 


Descubra quais os subsídios à habitação, benefícios ou reduções disponíveis no seu país. Consulte sites governamentais ou pergunte na Câmara Municipal da sua cidade.   

Se for estudante universitário, entre em contacto com os Serviços Sociais da sua universidade, pois além de bolsas, também poderão ter ofertas de alojamento. Se é estudante deslocado (a estudar fora da zona de residência), verifique se pode concorrer às Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, da Direção Geral do Estudo Superior. Os estudantes bolseiros podem usufruir de apoio de alojamento. 

Consulte e analise o Programa Rendimento Acessível (PAA). Tem como objetivo promover uma oferta ampla de habitação para arrendar abaixo dos valores de mercado. Pode ser arrendatário qualquer pessoa ou conjunto de pessoas (uma família, um grupo de amigos…), desde que o total do rendimento anual bruto seja inferior a um valor máximo definido pelo programa. 

Além disso, este programa também permite arrendar um quarto, conforme pode verificar neste documento de perguntas e respostas. Neste âmbito, os arrendamentos devem ter obrigatoriamente um Seguro de Arrendamento Acessível que protege os senhorios e os inquilinos. 

Desta forma, o senhorio fica protegido por eventuais rendas em dívida. Já o inquilino pode proteger as quebras involuntárias de rendimentos do agregado habitacional por morte, incapacidade temporária ou desemprego de um dos arrendatários e ainda, se o desejar, danos causados no alojamento arrendado. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento