PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

A sua casa está protegida contra o cibercrime?

No mundo real, não deixaria a porta de casa aberta ou o carro com as chaves na ignição. Na internet, temos de ser igualmente cuidadosos a proteger os nossos dados pessoais e financeiros, para podermos trabalhar, assistir a transmissões, fazer compras e jogar em segurança.
 
Em Portugal, o relatório do Centro Nacional de Cibersegurança revela uma tendência de aumento e cada vez maior sofisticação dos ataques informáticos.
 
Aqui fica uma lista de dicas que pode seguir para se proteger a si e à sua casa, do cibercrime:
 
  • Invista em tecnologias de segurança
Embora a tecnologia tenha os seus próprios riscos de segurança, também pode ajudar a proteger os seus bens. As câmaras com sensores de movimento podem afugentar os intrusos. Algumas enviam-lhe até uma notificação e captura de imagem, sempre que são ativadas. Uma campainha inteligente filma as visitas quando estas se aproximam da porta e permite-lhe falar com elas através do telemóvel, se não estiver em casa. Uma terceira forma de proteção é uma fechadura inteligente, ativada por PIN ou voz, que bloqueia se alguém tentar entrar indevidamente.
 
  • Proteja os seus dados
Use palavras-passe fortes e difíceis de adivinhar. Não as repita em diferentes plataformas nem baseie a sua palavra-passe no seu nome ou nomes de familiares, nem no seu emprego. Prefira a utilização de letras, números e carateres especiais para criar palavras-passe fortes e um gestor de palavras-passe gratuito para as armazenar. Se a autenticação forte estiver disponível no seu dispositivo, use-a.
 
  • Tape a sua câmara
Os piratas informáticos podem usar malware para invadir o seu computador ou obter acesso à sua câmara. Isto permite-lhes vigiar todos os seus movimentos. Para evitar o malware, não abra e-mails suspeitos nem descarregue ficheiros de origem desconhecida. Antes de clicar numa ligação, pergunte-se: é de origem legítima e estava a contar com ela?
 
Felizmente, não é preciso tecnologia de ponta para proteger a sua câmara: pode tapar, por exemplo, com fita isoladora. Retire-a apenas quando quiser utilizar a câmara.
 
  • Tenha cuidado com as conversas
Os dispositivos ativados por voz são muito convenientes, mas criam riscos de segurança. Assim que se ativa, o seu assistente digital regista e grava comandos de voz. É uma boa prática alterar a sua "palavra de ativação" (a palavra que ativa o dispositivo) para uma que raramente usaria numa conversa normal. Não se esqueça também de verificar e apagar regularmente as gravações antigas. Pode fazê-lo através das aplicações do dispositivo.
 
  • Faça compras seguras
O aumento de compras online tem sido aproveitado pelos cibercriminosos. Surgiram novas técnicas, como o ataque a páginas de processamento de pagamentos, para roubar dados de cartões de crédito (uma tática preocupante, conhecida como e-skimming), ou a tentativa de piratear sites que pertencem a empresas legítimas. Para se proteger, faça atualizações de software e evite fazer compras se estiver numa rede de Wi-Fi pública.
 
Saiba que existem sites falsos que levam as pessoas ao engano para obter os seus dados bancários - as empresas existem, mas o site está a ser controlado por piratas informáticos. Opte por entrar manualmente no site ou através de motores de busca seguros.
 
  • Procure o "cadeado"
Compre apenas em sites com encriptação SSL (Secure Sockets Layer). Nestes sites, o endereço começa por HTTPS (e não apenas HTTP) e há um ícone de um cadeado fechado, na barra de endereço ou na de estado, no fundo da página.
 
  • Pense antes de clicar
Os seus filtros de spam protegem contra e-mails de phishing, uma técnica de crime cibernético. Afirmam, por exemplo, que acabou de ganhar um prémio fabuloso ou que a sua conta bancária está bloqueada e pedem-lhe para partilhar os seus dados bancários. No entanto, há ameaças que inevitavelmente escapam aos filtros. Preste atenção a e-mails que afirmam ser do seu banco. Atenção aos erros de ortografia e gramática ou endereços suspeitos. Se o remetente também não usar o seu nome completo, esse e-mail pode ser fraudulento. 
 
  • Aja em antecipação
Confirme as políticas do seu banco relativamente à compensação por fraudes online. Se este não reembolsar as perdas, pondere procurar outro banco que o faça. Além disso, um seguro para a casa é sempre um acréscimo fundamental às suas habituais precauções. Por exemplo, a cobertura digital do Seguro Casa da Tranquilidade pode ajudá-lo em caso de utilização fraudulenta dos seus meios de pagamento online, garantindo que as despesas judiciais estarão cobertas.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

siga-esta-lista-se-esta-a-pensar-comprar-casa-large

SEGURO CASA

Segure a sua casa com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

CIBER RISKS

Saber mais