PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

9 Dicas para poupar combustível com a condução eficiente

Sabia que a sua condução pode ajudá-lo a poupar combustível, reduzir as emissões de CO2 e a conservar melhor a sua viatura? Os avanços tecnológicos já permitem a alguns modelos consumir menos de 3 litros de combustível aos 100 km. 

Ainda assim, alguns princípios da condução eficiente poderão ajudá-lo a poupar combustível nas suas viagens.  

Neste artigo, explicamos a importância de uma condução eficiente e os benefícios que esta terá para o planeta e para a sua carteira. Vamos começar? 

O que é a condução eficiente? 

A condução eficiente é uma forma de otimizar a condução do seu veículo com o objetivo de reduzir a poluição, o consumo de combustível e minimizar o risco de acidentes. 

É também uma forma muito mais confortável de desfrutar da estrada e da sua viatura, uma vez que irá tirar partido de uma série de técnicas simples e altamente eficazes que permitem maximizar o desempenho do veículo. 

Mas nem tudo depende da tecnologia! A condução eficiente também depende da educação, dos conhecimentos e dos hábitos de condução de quem vai ao volante. A sua viatura não precisa de ser a mais recente no mercado, nem de estar carregada de tecnologia – a condução eficiente está ao alcance de todos! 

Se ainda não está totalmente convencido, saiba que a condução eficiente permite uma poupança de combustível entre os 10% e os 25%. 

Dicas e técnicas de condução eficiente 

Pretende implementar algumas técnicas de condução eficiente? Eis algumas ideias que lhe permitirão poupar combustível e viajar em segurança: 

1. Otimize o arranque e o início da marcha 
Uma condução eficiente começa no momento em que se liga o carro. A primeira coisa a recordar é não acelerar ao ligar o motor. 

Se o seu veículo for a diesel, é boa ideia aguardar alguns segundos antes de iniciar a marcha. Assim, irá garantir que o motor se encontra devidamente lubrificado em todas as suas componentes. Se o veículo for a gasolina, não é necessário esperar antes de iniciar a marcha. 

2. A primeira mudança é só para iniciar a marcha 
Lembre-se de utilizar a primeira mudança apenas para iniciar a marcha. Engrenar a segunda logo que possível permitirá um melhor desempenho do motor e evitará o desperdício de combustível. Para referência, passe para a segunda depois de 3 segundos ou de 6 metros percorridos. 

3. Conduza com a mudança mais alta possível 
As mudanças mais altas resultam numa condução mais eficiente, reduzindo as rotações do motor e resultando em poupanças de combustível durante a viagem. 

4. Evite as mudanças de velocidade 
Quando já se está na estrada, é importante desenvolver uma condução fluida, evitando travagens e acelerações desnecessárias que pressuponham mudanças de engrenagem. Tente antecipar possíveis obstáculos na estrada e outros veículos mantendo uma distância de segurança.

Na verdade, aumentar a velocidade em 20% pode aumentar o consumo de combustível em 44%. Lembre-se disto de cada vez que lhe apetecer pisar o acelerador! 

5. Utilize o motor para travar 
Sabia que, quando se faz uma redução de marcha, o motor aplica travagem ao veículo? Para evitar o desgaste das pastilhas do travão, trave com o motor. Isto é particularmente útil nas rotundas ou ao aproximar-se de um sinal vermelho. 

6. Em caso de dúvida, prepare-se para travar! 
Antecipe potenciais perigos colocando o pé no travão em caso de dúvida. Lembre-se também de manter uma boa distância de segurança em relação ao carro da frente. Isso ajudará não só a poupar combustível e a reduzir as emissões de CO2, como também a aumentar a sua segurança na estrada e a dos restantes veículos. 

7. Modere a velocidade 
Ao ultrapassar, é também importante praticar um estilo de condução preventiva. Antes de iniciar a manobra, pense se a poupança de tempo será significativa.

Avançar uma ou duas posições não irá, provavelmente, alterar o tempo de chegada ao destino, mas irá diretamente influenciar o consumo. Em todo o caso, se decidir ultrapassar, não comprometa a circulação dos outros veículos. 

8. Não utilize o ponto morto em movimento 
Um outro conselho prático que ajuda a conduzir com eficiência é não utilizar o ponto morto nas descidas. Por mais confortável que pareça, também pode ser perigoso! Além disso, o consumo será mais elevado. Mantenha sempre uma mudança engrenada ao conduzir. 

9. Desligue o motor quando estiver parado 
A condução eficiente também pode ser aplicada às paragens do veículo. Sempre que preveja que vai estar parado durante mais de 60 segundos, desligue o motor. Apesar de nas paragens o motor funcionar ao ralenti, consumindo menos combustível em comparação com quando o veículo se encontra em movimento, o consumo de combustível com o motor ligado é sempre maior. 

A condução eficiente permite uma poupança de combustível entre os 10% e os 25%.

Elementos ou práticas que aumentam o consumo de combustível 

São vários os fatores que podem aumentar o consumo de combustível da sua viatura. Explicamos quais são e como evitá-los. 

Uma manutenção deficiente afeta o consumo de combustível mais do que poderia imaginar. Em particular, pequenas avarias do motor ou danos na carroçaria que afetem a aerodinâmica do veículo. 

Por vezes, um defeito pequeno e impercetível pode provocar um maior consumo de combustível sem que se dê conta. Por conseguinte, leve o veículo de vez em quando à oficina, não para uma revisão integral, mas porque convém que este seja verificado por um profissional. O Seguro Automóvel da Tranquilidade põe à sua disposição uma rede de oficinas que, entre outras vantagens, podem fazer um check-up ao seu carro. 

Estes são outros aspetos a considerar para poupar combustível:  

  • Substitua as velas, os filtros de ar e os filtros de combustível. Isso contribuirá para o bom funcionamento do motor.
  • Esteja atento ao desgaste e à pressão dos pneus. Uma pressão dos pneus abaixo da recomendada forçará o seu veículo a esforçar-se mais, afetando diretamente o consumo de combustível. 
  • Distribua corretamente a carga pelo veículo. Se transportar muita bagagem, considere a sua distribuição. Se grande parte do peso estiver no mesmo ponto, o consumo também irá aumentar. 
  • Utilize um combustível eficiente. Paradoxalmente, algumas gasolinas mais económicas podem tornar-se dispendiosas a longo prazo, já que a sua composição não permite o rendimento adequado do motor, aumentando o consumo. 
  • Atenção às janelas. Se circular acima dos 80 km/h, é aconselhável utilizar o ar condicionado do veículo e manter as janelas fechadas. Tê-las abertas afetará a aerodinâmica do veículo e, por conseguinte, o seu consumo. 
  • Malas de tejadilho. Mesmo que esteja vazia, uma mala de tejadilho irá sempre afetar o consumo do veículo. Desmonte-a se não precisar dela para transportar bagagem.   

Vantagens de uma condução eficiente 

Cada vez mais pessoas aderem a este tipo de condução. Não perca de vista todas as vantagens de uma condução eficiente:  

  • Poupa combustível. As técnicas de condução eficiente permitem poupar entre 10% a 25% de combustível. 
  • Reduz a poluição. Esta será, provavelmente, uma das mais importantes vantagens de uma condução eficiente. Estas técnicas permitem reduzir as emissões de CO2 do seu veículo em cerca de 15%. 
  • Aumenta o conforto da condução. Uma condução eficiente evita travagens, acelerações, mudanças bruscas de trajetória, etc. Também ajudará a reduzir a poluição sonora causada pelo veículo. Já para não falar do seu estado de espírito! Evite o stress ao volante mesmo quando preso num engarrafamento. 
  • Maior segurança. Uma condução eficiente também está relacionada com a condução defensiva, que procura antecipar potenciais perigos para evitar riscos maiores. Manter a distância de segurança, travar com antecedência ou manter uma velocidade tão constante quanto possível ajudará a conduzir com mais segurança. 
  • Prolonga a vida útil da viatura. Ao seguir os nossos conselhos, evitará que o seu veículo se desgaste mais rapidamente, dos amortecedores ao motor e travões. Proteja a mecânica do seu veículo com alguns pequenos gestos diários.  

Evite os imprevistos e mantenha a manutenção do seu veículo atualizada com o Seguro Automóvel da Tranquilidade. Terá à sua disposição uma rede de oficinas aprovadas, uma assistência em viagem rápida e eficiente, entre outras vantagens. 

Descubra mais sobre segurança rodoviária com estes conselhos:  

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento