PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE

O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

9 Conselhos para reduzir o consumo de água em casa

Segundo dados da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), em 2020 cada português consumiu em média 186 litros de água por dia. A ONU recomenda gastar no máximo 110 litros. Dado que a água é um bem essencial à sobrevivência do Homem e do planeta, este consumo é preocupante.  

A boa notícia é que além de ser muito positivo para o meio ambiente, poupar água em casa é um hábito fácil de estabelecer. 

Antes de mais, é importante saber exatamente a quantidade de água que gasta em casa, e pode fazê-lo facilmente através deste instrumento fornecido pela Câmara Municipal de Gondomar. 

Agora sim! Tenha em conta estes conselhos para contribuir para a sustentabilidade deste bem precioso. Na maioria dos casos, poupar água em casa é muito mais fácil do que se pensa e o impacto positivo é enorme. Além de que, ao poupar no gasto de água, também estará a poupar na conta da mesma no final do mês. 

Onde se gasta mais água em casa 

Muitas vezes, não temos a noção de quanta água estamos a gastar até a quantificarmos. Na tabela abaixo, poderá ver a média de gasto de água em consumos relacionados com cada tarefa doméstica. 

MÉDIAS DO CONSUMO DE ÁGUA 

TOMAR UM BANHO

De cada vez que enchemos a banheira, gastamos até 250 litros de água.

TOMAR UM DUCHE

No duche, gastam-se 9 litros de água por minuto. Assim, um duche rápido de 5 minutos gasta quase 50 litros de água. Se este se prolongar até 15 minutos, o consumo atinge os 130 litros.

LAVAR A LOUÇA À MÃO

Pode desperdiçar-se até 100 litros de água.

MÁQUINA DE LAVAR LOIÇA EM MODO ECO

O modo Eco consome 50 litros por lavagem.

PUXAR O AUTOCLISMO

Gasta entre 8 a 10 litros de cada vez, dependendo do volume de descarga.

MÁQUINA DE LAVAR ROUPA

Usa, em média, cerca de 90 litros por carga de roupa.

COZINHAR

Em média, consumimos 8 litros por refeição.

LAVAR O CARRO

Quando lava o carro à mão pode gastar até 500 litros de água.

LAVAR OS DENTES

Desperdiçamos até 12 litros de água se não fecharmos a torneira enquanto lavamos os dentes.

Provavelmente, os gastos acima referidos poderão ser surpreendentes. Na verdade, a maior parte das pessoas não tem noção da quantidade de água que se gasta em tarefas tão corriqueiras e habituais. Porém, com estas informações percebe-se facilmente que está nas nossas mãos conseguir um consumo responsável de água. 

Em 2020 cada português consumiu em média 186 litros de água por dia, apesar de a ONU recomendar gastar no máximo 110 litros.

As previsões não são animadoras: um estudo da Fundação Calouste Gulbenkian prevê que, em 2040, Portugal esteja em crise de escassez de água – o que significa “viver com 25 litros de água por pessoa”, por dia.  

A água é um recurso limitado e esgotável, do qual devemos cuidar para garantir a sua sustentabilidade. Efetivamente, menos de 3% do total da água do planeta é doce, e a maior parte desta encontra-se sob a forma de gelo.  

Conselhos para poupar água em casa 

Preste atenção a estes conselhos para poupar água em casa, de forma simples e confortável: 

1. Instale chuveiros e torneiras com sistemas de regulação do caudal de água. Isso permitirá reduzir o seu consumo de água entre 20% a 50%, dependendo do equipamento instalado. 

2. Em vez de lavar a fruta e os legumes sob água corrente, lave-os num alguidar. Poupará até 10 litros de água.  

3. Verifique o estado das canalizações e torneiras de vez em quando. Uma fuga pode causar um enorme desperdício – e sem que se aperceba! De facto, uma torneira que pinga 10 gotas por minuto desperdiça 2000 litros de água por ano. 

4. Reutilize a água de cozer ovos ou massa para regar as plantas da sua casa.  

5. Ao lavar o chão, não encha totalmente o balde. Um terço da capacidade é suficiente. 

6. Invista em autoclismos com sistemas de poupança de água. Um sistema normal utiliza 8 a 10 litros de água, enquanto um sistema mais eficiente utiliza apenas entre 3 a 6 litros.  

7. No Inverno, podemos desperdiçar até 20 litros no duche à espera de que a água fique quente. Recolha-a num balde para a reutilizar na limpeza da casa ou na rega das plantas.  

Prevê-se que em 2040, Portugal esteja em crise de escassez de água – o que significa "viver com 25 litros de água por pessoa", por dia. 


8. Antes de lavar a loiça ou a roupa à máquina, certifique-se de que preencheu todos os espaços vazios e que colocou a carga máxima de roupa na máquina. 

9. Racionalize as regas. Se tem um jardim, instale sistemas de rega gota-a-gota. Também pode optar por sistemas inteligentes: estes analisam o risco de chuva e fornecem apenas a água de que as suas plantas realmente precisam.   

Faça o que puder para ajudar o planeta, também em casa. Sabia que o Seguro Casa da Tranquilidade, entre outros serviços, envia profissionais a casa para a execução de pequenas reparações? Uma garantia muito útil para quem tem um cano a pingar – e quer evitar ao máximo o desperdício de água! 

SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR
saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento