PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

9 coisas que deve fazer em caso de incêndio na sua casa

Os danos de um incêndio na sua casa podem ser irreversíveis. No entanto, mantenha a calma: quando um fogo está a começar, ainda pode conseguir apagá-lo. Deve, antes de tudo, estar preparado e certificar-se de que tem o equipamento certo à mão.
 
Deve ter:
 

1. Extintor de incêndios adequado

 
Sabia que o extintor errado pode piorar o fogo? Cada tipo de incêndio deve ser apagado com o extintor adequado.
 
Para fogos que começaram em frigideiras com óleo quente ou em aparelhos elétricos, deve usar extintores de espuma em vez de extintores de água. De um modo geral, a maior parte dos extintores não serve para fogos na cozinha.
 
Já para tapetes e mobiliário de madeira, existe uma variedade de extintores que pode ser utilizada, tais como extintores à base de água, extintores de espuma, extintores de pó químico seco ABC ou extintores de hidrofluorocarbonetos. Assim, antes de comprar, deve saber qual o correto para cada tipo de material e usar sempre o mais adequado.
 
É também importante lembrar que os extintores necessitam de inspeções regulares e manutenções anuais pois, caso não estejam devidamente instalados, operacionais ou se não forem utilizados corretamente, poderão não cumprir com a sua função de forma eficaz. E não se esqueça, mantenha os extintores fora do alcance das crianças. 
 

2. Manta ignífuga

 
Visto que a maior parte dos extintores não pode ser utilizado em fogos na cozinha ou aparelhos elétricos, uma boa opção é colocar uma manta ignífuga (sendo também o ideal para fogos em roupas). Compre uma manta ignífuga certificada - é importante que a manta seja de uma boa qualidade - e guarde-a num sítio de fácil acesso.
 

3. Bicarbonato de sódio ou sal

 
Sabia que o sal e o bicarbonato de sódio são ingredientes muito eficazes para apagar fogos? É verdade, desde que sejam fogos de classe B, isto é, fogos que envolvam líquidos como óleo, gordura, álcool, gasolina ou solventes.
 
O bicarbonato de sódio resulta melhor em fogos mais pequenos porque liberta dióxido de carbono quando aquecido, retirando assim o oxigénio do fogo. O sal, por sua vez, absorve o calor de incêndios maiores. É importante tê-los sempre perto de si.
 

4. Pano de cozinha húmido

 
Deve ter sempre um pano na sua cozinha para, se necessário, molhá-lo para apagar fogos mais pequenos. Se tal acontecer, o ideal é que coloque o pano por debaixo da porta ou em poços de ventilação para evitar a propagação. Se não conseguir conter o incêndio, encha a banheira e inunde a sua casa.
 
Para além disso, o fumo pode ser mortal se o respirar. Tape a boca com outro pano e tente respirar apenas pelo nariz. 
 

5. Alarme de incêndio ativo

 
Este não impede um incêndio, mas irá alertar para um possível fogo, o que pode ser essencial se estiver a dormir ou não se aperceber de que algo está a acontecer. Lembre-se de testar o seu alarme de incêndio todos os meses e mude as pilhas a cada 6 meses. 
 

6. Escada para saída de emergência

 
Se precisar de sair do apartamento e não conseguir fazê-lo pela porta, deve ter uma escada para saída de emergência e colocá-la na janela para sair em segurança (se o andar da sua casa assim o permitir).
 

7. Telemóvel por perto

 
Por vezes, não é possível apagar um pequeno fogo sem ajuda, pelo que deve ter o seu telemóvel por perto para a solicitar. Antes, decida por onde vai sair. Todos os que vivem na sua casa devem saber qual é o número para o qual devem ligar em caso de incêndio e por onde devem sair em caso de emergência (incluindo as crianças). Não sabe se vão estar juntos nesse momento, pelo que as crianças também devem saber o que fazer.
 

8. Cabeça fria 

 
Esta é uma situação assustadora e é fácil entrar em pânico. Ao planear tudo para cada tipo de incêndio saberá exatamente o que deve fazer no momento e quando deve pedir ajuda. Tente lembrar-se do que planeou e manter a calma.
 

9. Um seguro

 
Porque os seus bens também são preciosos, poderá sentir que está mais salvaguardado no futuro se os bens da sua casa estiverem cobertos por um seguro. Se pensa em usufruir desta proteção, faça uma simulação do nosso Seguro Casa e descubra as suas vantagens.

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

siga-esta-lista-se-esta-a-pensar-comprar-casa-large

SEGURO CASA

Segure a sua casa com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

COBERTURAS DO SEGURO DA CASA QUE VÃO ALÉM DAS QUATRO PAREDES

Saber mais