PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

5 erros a evitar quando conduz

Seja por desconhecimento ou por terem recebido informações incorretas, muitos condutores cometem erros que podem prejudicar os seus veículos e, sobretudo, ter implicações na sua segurança e na dos outros. Para que circule com a informação correta na sua bagagem, juntámos 5 erros comuns que deve evitar se conduzir um carro com mudanças manuais.
 
1. Não mantenha o seu carro em marcha quando estiver parado num semáforo
Porque é um erro: A embraiagem sofrerá um desgaste desnecessário.
Quando está parado à espera que surja o sinal verde para poder avançar, mesmo que esteja a fazer pequenos avanços e recuos, estará essencialmente a “pressionar” as três partes principais da embraiagem, umas nas outras: o disco, o prato de pressão e o rolamento de encosto. Esta ação, eventualmente, irá desgastar a embraiagem. E, se a embraiagem se desgastar, terá de substituí-la – algo que poderá significar um custo elevado e algum tempo até ter o seu carro de volta.
 
2. Não descanse a mão na manete de mudanças
Porque é um erro: Vai desgastar a sua embraiagem e é inseguro.
Talvez esta dica seja surpreendente, mas o facto é que o peso da sua mão pode fazer com que haja fricção entre as partes responsáveis pela alteração de mudanças.
Manter a mão sobre a manete não é recomendado também numa perspetiva de segurança: as duas mãos devem estar no volante enquanto conduz, a menos que esteja a alternar entre mudanças.
 
3. Não coloque o “pé a fundo” no acelerador, quando o motor estiver em baixa rotação
Porque é um erro: Não é benéfico para o motor.
Quando coloca o “pé a fundo” no pedal do acelerador, com o motor em baixa rotação, estará a enviar sinais mistos ao seu veículo.
A baixa rotação envia a mensagem ao seu carro de que o motor deveria “relaxar”, enquanto o seu pé lhe passa o sinal de que deveria acelerar. Isso sobrecarrega o motor, algo que poderá levar à necessidade de futuras reparações.
 
 4. Evite colocar o pé na embraiagem, enquanto está em marcha
Porque é um erro: Vai desgastar a embraiagem.
A embraiagem não é um local de descanso para o seu pé. Ainda que pense que não está a aplicar nenhuma pressão sobre o pedal, a realidade é que certamente estará, mesmo que não se aperceba.
O que acontece é que o seu pé força o pedal da embraiagem para baixo e, em seguida, faz com que o disco da embraiagem deslize, criando calor e, por fim, desgastando a embraiagem.
O que tudo isto significa? Uma conta inesperada – e provavelmente alta -, quando precisar de substituir a embraiagem.
 
5. Evite conduzir em ponto morto
Porque é um erro: Vai desgastar os travões, o carro irá consumir mais combustível e é particularmente inseguro.
Conduzir em ponto morto é outro erro comum, cometido por muitos condutores, especialmente em situações de trânsito ou em descidas. Os condutores que o fazem provavelmente pensarão que estão a poupar combustível - contudo esta ideia não poderia estar mais longe da realidade.
 
Imaginemos um cenário em que está a descer uma estrada em ponto morto: inevitavelmente, mais tarde ou mais cedo, terá de travar e isto, feito de forma frequente, poderá levar a um desgaste dos travões, ao seu sobreaquecimento e a consequências graves no seu funcionamento e – acima de tudo - na sua segurança, na segurança daqueles que viajam consigo e na dos outros condutores que circulam na via.
 
Ainda, a condução em ponto morto leva a que o carro ganhe mais velocidade porque não está controlado por uma mudança em específico. Por outro lado, se estiver a conduzir com a mudança correta, irá reduzir a força de inércia e poupar combustível, visto que não estará a acelerar.
 
Agora que já tem estas informações fundamentais para conduzir de forma segura, saiba também que ter um Seguro Automóvel como o da Tranquilidade lhe pode proporcionar ainda mais segurança e protegê-lo face a imprevistos na estrada – dos quais ninguém está livre, por mais cuidadoso que seja ao volante. Escolha a opção e coberturas que melhor se adequam a si e às suas necessidades e esteja preparado para seguir viagem em segurança.
 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais