PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

4 dicas de organização que ajudam a emigrar com tranquilidade

Emigrar ou estudar no estrangeiro pode ser um processo complicado, que passa não só pela burocracia relacionada com a organização de toda a documentação e vistos necessários, como também por percalços (como guardar, por distração, o passaporte junto aos objetos a enviar pela transportadora). Facilite a sua vida com uma abordagem mais simples e organizada, conhecendo estas dicas de organização, além de apps fantásticas que podem ajudar a fazer com que tudo corra pelo melhor. Assim, terá mais tempo para explorar o novo país em que vai viver! 

1. Faça uma lista das tarefas essenciais 

Controle a enorme quantidade de atividades a realizar fazendo uma lista geral de todas as tarefas necessárias, organizando-as sob diferentes rubricas como, por exemplo, pedidos de visto, arrendamento da nova casa e informações sobre o seu novo emprego ou faculdade. Não se esqueça de anotar os nomes e dados de contacto de pessoas essenciais. Pode fazer isto online, através do Trello, ou criar uma lista numa folha de cálculo; mas guarde uma cópia num servidor na cloud como a Dropbox ou o Google Drive, para o caso de perder o ficheiro original. Isto também lhe permitirá partilhar a sua lista com outras pessoas, se o plano for emigrarem em conjunto. 

2. Embale os seus bens, de forma prática, antes de os enviar 

Uma das últimas coisas que deseja, quando se instalar na nova casa, é descobrir que não faz ideia de onde pôs, por exemplo, as toalhas de banho. Assim, identifique as caixas e crie uma lista dos conteúdos numa outra folha de cálculo online, ou experimente a app Packing Pro. Desta forma, quando chegar ao destino, num instante poderá encontrar o que quiser, além de poupar tempo na distribuição das caixas pelas divisões correspondentes. 

3. Faça uma mala com “objetos essenciais”  

Para que os primeiros dias no novo país sejam tão tranquilos quanto possível, tenha uma mala com tudo o que for essencial: carregadores, mudas de roupa para os primeiros dias, artigos de higiene pessoal, e também uma pasta com todos os documentos. Deste modo, além de os ter à mão, evitará ter de revirar todos os caixotes à procura dos detalhes da sua conta bancária, por exemplo.  

4. Crie um fundo de contingência 

Entre as despesas com a bagagem e o transporte, os voos e os custos relacionados com documentos e vistos, emigrar pode ser bastante dispendioso. Reserve uma quantia do seu orçamento para custos inesperados. Mantenha-se a par das flutuações cambiais, utilizando a app XE, e transfira dinheiro para o seu novo país (ou pague com cartão) sem taxas elevadas criando uma conta no Transferwise ou no N26.   

Tenha uma mala com tudo o que for essencial: carregadores, mudas de roupa para os primeiros dias, artigos de higiene pessoal, e também uma pasta com todos os documentos.

Na Tranquilidade, o seguro Vida Sem Fronteiras combina o seguro de vida com a assistência em viagem, garantindo assim a sua proteção caso se encontre fora do país. Já o seguro Estudar no Estrangeiro está pensado para garantir a segurança de estudantes portugueses que estudem noutros países. Seja qual for a sua situação, parta com a confiança de que terá uma proteção que o pode ajudar perante a eventualidade de sofrer algum acidente, ficar doente, entre outros imprevistos. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento