PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Seguro automóvel: resposta a 12 perguntas e dúvidas muito frequentes

O seguro automóvel de responsabilidade civil por danos materiais e corporais a terceiros é obrigatório por Lei

Contudo, apesar dessa obrigatoriedade, muitas pessoas não sabem, por exemplo, que o seguro não protege o condutor do veículo. Ou que termina no dia em que se vende o carro. A pensar nas dúvidas que muitas pessoas têm, reunimos neste artigo as perguntas mais frequentes: 

1. O que cobre o seguro automóvel obrigatório? 


Se possui um carro, é responsável pelos prejuízos que o mesmo causar em caso de acidente. O seguro de responsabilidade civil automóvel existe para garantir a proteção dos lesados mesmo que o responsável pelo acidente não possua condições financeiras para pagar as indemnizações pelos danos corporais e/ou materiais causados a terceiros e às pessoas transportadas. 

Contudo, é importante saber que este seguro exclui o condutor do veículo responsável pelo acidente. Ou seja, se tiver um acidente enquanto conduz e apenas possuir o seguro automóvel obrigatório, não estará protegido. 

Seguro Automóvel

Escolha a proteção que melhor se adequa a si. Agora também para veículos elétricos, pode proteger o seu automóvel em situações como roubo ou furto, atos de vandalismo, quebra isolada de vidros, entre outras.

Rapariga sentada a preencher declaração do seguro automóvel da Tranquilidade

Se quiser ficar mais tranquilo, poderá optar pela cobertura Proteção Condutor e Ocupantes que protege os ocupantes do veículo seguro, independentemente da responsabilidade pelo acidente.  

2. Isso significa que também serei responsável por outros danos e despesas?  


Sim. O seguro automóvel obrigatório protege terceiros. Não protege o seu carro, nem a si. Assim, todas as despesas que possa ter com o seu carro e até mesmo consigo não estarão cobertas. 

Mas pensemos num cenário que não envolva outros carros: na sequência de uma forte trovoada, um raio atinge uma árvore e provoca a queda de um ramo em cima do seu carro. Felizmente, foi à noite e ninguém se magoou. Isso não impede os incómodos e despesas pelos danos no carro. Sem uma cobertura que garanta danos próprios (neste caso, Fenómenos da natureza), a despesa terá de ser paga por si. Leia o nosso artigo, se ainda estiver hesitante entre decidir por um seguro de responsabilidade civil ou de danos próprios

3. O que é a franquia e o que significa? 


Franquia é o valor que fica a seu cargo em caso de acidente. Isto significa que a seguradora só pagará os valores acima da franquia contratada. A franquia influencia o valor do seguro. Neste artigo do nosso blogue, encontrará uma explicação acerca da franquia, bem com exemplos concretos

4. Até o carro que está parado tem de ter seguro?  


Sim, mesmo parado é obrigatório ter seguro porque o veículo – se tiver matrícula e estiver apto a circular – continua a representar um risco. Imagine que tem um carro que já não conduz há tanto tempo que até deixou de pagar o seguro. Sem que o saiba, um familiar resolve ir dar uma volta com ele e tem um acidente. Enquanto dono do carro, a responsabilidade é sua. Saiba o que deve fazer se pretender deixar de conduzir o seu carro

5. Como provo que tenho o seguro do carro em dia? 


É muito simples. Depois de fazer o seguro receberá, no prazo máximo de 60 dias, o certificado internacional de seguro (ou “carta verde”). Enquanto não receber esse certificado, terá um certificado provisório, válido até 60 dias.

Esse documento certifica que o carro tem seguro e qual o período abrangido. No entanto, saiba que não é obrigatório afixar o dístico do seguro, no vidro do carro, seguindo a Lei n.º 32/2023

6. O que acontece se conduzir sem seguro? 


Não o faça. Sendo obrigatório o seguro de responsabilidade civil automóvel, se não o tiver poderá ter de enfrentar várias consequências. Desde multas até a apreensão do carro ou perda da carta de condução, cada uma é mais desagradável do que a seguinte. Neste artigo sobre conduzir um carro sem seguro, explicamos com mais pormenor a que sanções estará sujeito.  

7. Qual é a duração do seguro? 


A duração do contrato do seguro automóvel é sempre indicada nas Condições Particulares da Apólice. Habitualmente, tem a duração de 1 ano, podendo ser renovado por novos períodos de 1 ano. No entanto, é possível fazer o seguro por um período inferior ou temporário. 

8. Como se renova ou extingue? 


O contrato é renovado automaticamente, se nenhuma das partes o denunciar com pelo menos 30 dias de antecedência em relação à data de renovação. Claro que, se o tomador do seguro não pagar o seguro, este caduca por falta de pagamento do prémio. Também termina no caso de venda do carro, logo que essa informação chegue à seguradora. 

9. Se vender o meu carro, o seguro é transferido para o novo proprietário? 


Não. Como afirmámos acima, o seguro do carro extingue-se se vender o seu veículo. De facto, termina às 24 horas do dia da venda. Em conclusão: em caso de venda, o anterior proprietário terá de a comunicar à seguradora e o novo proprietário deve fazer um novo seguro de responsabilidade civil. 

Se a venda for feita antes do fim do contrato, pode pedir à seguradora a devolução de parte do valor do seguro (a que corresponde ao tempo que ainda faltava para o contrato terminar). Em alternativa, pode manter o seguro e usá-lo no carro que irá substituir o que vendeu. 

10. O seguro automóvel é válido em qualquer país? 


O seguro automóvel de responsabilidade civil feito em Portugal é válido em todos os países da União Europeia e, ainda, para os que estiverem indicados (não rasurados) na Carta Verde. Os contactos dos Gabinetes de todos os países onde esta é válida devem ser consultados no site www.cobx.org

No entanto, se tiver coberturas extra e as quiser manter fora de Portugal, deve pedir uma extensão territorial que abranja o país ou países que pretender. Eventualmente, terá de pagar um valor suplementar. 

11. Quando é que o seguro automóvel cobre a substituição do vidro?  


Se tentarem assaltar o seu carro e, para isso, partirem um vidro do carro, a cobertura que o protegerá é a de Furto ou Roubo. Se a tiver, o seguro poderá pagar o custo de substituição do vidro.  Existe uma outra cobertura opcional que cobre a quebra isolada de vidros e que pode fazê-lo poupar bastante dinheiro ou evitar mexer nas poupanças. Neste artigo explicamos-lhe em que consiste. Está a questionar-se qual a cobertura que o protege no caso de alguém atirar uma pedra contra o carro e partir o vidro frontal? Nesse caso, em que sofre um dano por um ato intencional de vandalismo, a cobertura que o protege é a de Atos de Vandalismo. 

No ano de 2021 a Tranquilidade registou 186 701 sinistros automóvel, incluindo os relacionados com Quebra Isolada de Vidros. 


12. O que devo fazer se tiver um pequeno acidente de carro?  


É daquelas situações que toda a gente dispensa, mas que, infelizmente, pode acontecer. Se tiver um acidente de carro, tente – em primeiro lugar – manter a calma. Para o ajudar a saber como agir, preparámos um vídeo onde explicamos o que fazer se tiver um pequeno acidente de carro. Na Tranquilidade pode fazer a participação de um sinistro online. É mais rápido e o processo é simples. Se descarregar a app Tranquilidade no seu telemóvel, pode até comunicar o acidente em tempo real. Pode também  pedir o reboque na app e acompanhar o seu percurso. 

Proteja o seu carro e a sua carteira através de coberturas mais abrangentes do que a obrigatória. Segundo o Relatório Anual da Segurança Interna, em 2021 houve 114 960 acidentes rodoviários, mais 6,9% do que no ano anterior. Sem falar nos custos humanos e médicos, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária estimou, em 2019, um valor de 263,9 milhões de euros em danos na propriedade.  

Por outro lado, os danos em automóveis não são causados apenas pelos acidentes de viação. Os danos causados por motivos além dos acidentes de carro em sentido estrito são também significativos. No ano de 2021 a Tranquilidade registou 186 701 sinistros automóvel, incluindo os relacionados com Quebra Isolada de Vidros.  

Com um seguro mais abrangente pode proteger o seu automóvel em situações como roubo ou furto, atos de vandalismo, quebra isolada de vidros, entre outras. Conduza protegido com o Seguro Automóvel da Tranquilidade como copiloto. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

saiba quanto paga o seu carro de iuc

SEGURO AUTO

Segure o seu carro com tranquilidade

Saber mais
vidatranquila horizontal

IUC: SAIBA QUANTO PAGA O SEU CARRO E COMO TRATAR DO PAGAMENTO

Saber mais
saiba quanto paga o seu carro de iuc e como tratar do pagamento