PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Cuidados a ter na gravidez durante a época de Natal

Quando se está grávida durante a época de Natal, é possível que se viva essa quadra de uma forma ainda mais intensa. Não é de estranhar, sendo o Natal, por excelência, uma época de alegria, amor e encontro. Ainda assim, não deve descurar alguns dos cuidados a ter na gravidez. 

Mas vamos por partes. Em primeiro lugar, se está grávida, muitos parabéns! Com certeza que vai viver esta época festiva de uma forma ainda mais especial. 

Desfrute dos encontros e reuniões com familiares e amigos, mas com cuidado e bom senso. A gravidez não é uma doença, mas é um período de enormes alterações fisiológicas, hormonais e psicológicas. Além disso, tem dentro de si um ser humano em desenvolvimento, pelo qual é responsável.   

A pensar em si e no seu bebé, reunimos alguns conselhos para que possa viver o Natal de uma forma saudável e segura. 

Cuidados a ter na gravidez na rotina diária 


É normal sentir-se cansada, sobretudo durante o primeiro e terceiro trimestres. O sono e os enjoos costumam ser presença habitual no primeiro trimestre. Mais para a frente, vêm o cansaço e as dores nas costas. Por isso, deve proteger-se. Faça as compras com antecedência ou decida pelas compras online para não ter de andar carregada. 

Costuma decorar a casa e receber a família todos os Natais? Continue essa tradição mas, ao mesmo tempo, peça ajuda ou delegue as tarefas fisicamente mais exigentes. 

A época de Natal pode implicar imenso frenesim, e este anda de mãos dadas com o stresse e a ansiedade. Com o intuito de os combater, veja estas oito dicas. Entre outras, aconselha-se à prática de exercício físico e a concentrar-se no seu bebé. 

Seguro de Saúde Tranquilidade

- Médico online;
- Serviços clínicos em casa: médico, enfermeiros e medicamentos;
- Acesso a todas as Redes AdvanceCare em Portugal, com descontos até 65% sobre o preço de mercado dos serviços de saúde.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

Cuidados a ter na gravidez na vida social 


A época de Natal é sinónimo de muitos jantares e confraternizações. Fazer tudo com conta, peso e medida faz parte dos cuidados a ter na gravidez.  

Não exagere nas saídas noturnas. As grávidas devem descansar e dormir o suficiente. Esta quadra, com tantas solicitações, pode deixá-la alarmada e interferir no seu descanso e sono.  

Em primeiro lugar, afaste-se dos locais com muito fumo de tabaco e música demasiado alta. São ambientes excitantes, cansativos e nocivos. E, claro, não fume nem beba bebidas alcoólicas.  

Em segundo lugar, coma qualquer coisa antes de ir para uma festa. Dessa forma, se a refeição tardar, não correrá o risco de ficar com fome e, depois, comer excessivamente. O aumento de peso durante a gestação depende de vários fatores. Consulte esta referência dada pelo Serviço Nacional de Saúde. 

Não há nada que a impeça de cuidar do seu visual. Ainda assim, ponha o conforto em primeiro lugar. Privilegie as roupas cómodas, que não apertem o corpo ou limitem os movimentos. Não use saltos muito altos e finos, já que é mais fácil escorregar ou cair com esse tipo de calçado. 

A época de Natal pode implicar imenso frenesim. E este anda de mãos dadas com o stresse e a ansiedade.


Cuidados com a alimentação 


O Natal é, por norma, um período em que se come demasiado. E não é um período assim tão curto.  O mês de dezembro costuma incluir vários jantares de grupo, festas e encontros. Portanto, mais do que nunca, tenha cuidado com o que come. 

A Direção-Geral da Saúde reuniu 10 conselhos para uma alimentação saudável e segura na gravidez que valem a pena conhecer. A propósito de comida, se não estiver imune à toxoplasmose, deve ter cuidados extra na alimentação e na forma como prepara as refeições. Além disso, deve fazer o rastreio a cada trimestre.   

A gravidez é uma fase absolutamente natural, mas exige acompanhamento médico, bem como o parto. O número de nascimentos em hospitais privados tem vindo a aumentar nos últimos anos. No entanto, atualmente, um parto num hospital privado pode atingir os 3000 euros

Se tiver contratado um seguro de Saúde com cobertura de parto dentro do período de carência estabelecido, poderá ter o seu bebé num hospital privado, se for esse o seu desejo, com segurança e conforto. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2